Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Neste sábado(12), foi realizado em uma fazenda na Comunidade Boa Esperança, PA-370 – Km 47, no oeste paraense, a abertura oficial da 4ª edição da Colheita da Soja do Baixo Amazonas com a presença de autoridades do Governo do Estado, Santarém, Mojuí dos Campos e de Belterra, além de produtores e empresas parceiras.
O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), produtores da região metropolitana de Santarém, órgãos ligados à produção rural, além da iniciativa privada e instituições de fomento ao crédito e destaca o trabalho dos agricultores na produção de grãos.
Esta é a quarta vez que os produtores dos três municípios se reúnem para celebrar o início da colheita. A previsão de safra para 2022 é animadora, e a categoria comemora o aumento de 10% da produção em relação ao ano passado. A estimativa da colheita é de 3,3 toneladas por hectare, sendo 6.050.000 (Seis milhões e cinquenta mil sacos de soja). Atualmente, o oeste paraense tem 110 mil hectares de área plantada em três municípios: Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.
O Presidente do Sirsan, Edno Valmor Cortezia, em seu discurso destacou que o desenvolvimento da cadeia produtiva de grãos traz significativos benefícios ao estado e principalmente à região.
“A nossa produção tem crescido quase que exclusivamente em função do aumento de produção e ainda temos muito o que crescer. Nas últimas quatro décadas temos acompanhado com afinco o crescimento da cadeia produtiva de grãos, em especial a soja e o milho, em áreas cultivadas na região metropolitana de Santarém. O nosso principal objetivo é buscar fomentar ainda mais essas cadeias produtivas”, disse Edno.
A agricultura representa 35% do Produto Interno Bruto (PIB) local. O produto é a maior safra produzida na região e tem influência diretamente na economia das cidades, sobretudo no segundo semestre.
Presente ao evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Giovanni Queiroz, disse que atividade agrícola produtiva na região é uma vocação que deve ser fortalecida e apoiada por parte dos governos.
“Os resultados positivos nas lavouras, com crescimento de área plantada e de produção, refletem na economia do Estado. É mais emprego e renda no campo, mais tecnologia sendo implementada no setor e mais dinheiro circulando nos municípios. É muito importante a união dos governos para que possamos, além de fortalecer a produção, também garantir a verticalização da economia com a industrialização de produtos e agregar valor para a produção agrícola”, ponderou o secretário.
O secretário de Agricultura e Pesca de Santarém, Bruno Costa, esteve no ato representando o Prefeito, Nélio Aguiar. Na oportunidade parabenizou os produtores pela cerimônia e destacou que o evento fortalece ainda mais a cadeia agrícola em Santarém.
“A agricultura é um setor muito importante para Santarém. Reiteramos o nosso compromisso e parceria com os produtores rurais, no sentido de viabilizar a manutenção e melhoria de estradas e ramais para o escoamento da produção”, salientou Costa.
Para festejar a conquista, o ato simbólico contou ainda com o tradicional almoço festivo e a colheita de grãos.