Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Neste dia 26 de abril é celebrado o dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o auxílio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde e a Divisão Especializada de Referência em Saúde, promoveu uma ação especial com serviços gratuitos. A programação aconteceu no Belo Centro Tapajós, de 8h às 12h.
Foram realizadas abordagens de educação e saúde, 134 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C e 140 aferições de pressão arterial (PA). Destes, 25 usuários apresentaram PA igual ou superior a 140x90mmHg e foram encaminhamos para o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em seus bairros.
Nas Unidades UBSs da área Urbana, Planalto e rios, também estão sendo realizados esses atendimentos, de 8h às 16h, além da atualização de cadastro dos pacientes, consulta médica e solicitação para Hemoglobina Glicada, para usuários que apresentam Hipertensão associada à diabetes.
Atualmente, no município de Santarém, segundo o Relatório de Cadastro Individual do Sistema e-SUS, o número de hipertensos cadastrados em Santarém é de 26.190 indivíduos, destes 5.374 apresentam hipertensão arterial associada à diabetes.
A enfermeira Marli Sarmento, da Referência Técnica da Semsa em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), ressalta que esse número está diretamente ligado com o estilo de vida da população.
“Os principais fatores de risco são o sedentarismo, o sobrepeso, a obesidade dentre outros. Então, essas ações de prevenção são extremamente necessárias para a detecção precoce da Hipertensão, para propiciarmos tratamento oportuno e evitar complicações, até mesmo óbitos de nossos usuários.”, destacou.
O dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial foi instituído pela Lei nº 10.439, de 30 de abril de 2002. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Hipertensão afeta cerca de 30% da população brasileira.