Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em virtude da recente alta no número de pacientes com síndrome gripal, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reativa a Casinha, localizada na Praça São Sebastião, a partir de segunda-feira, 11. O ponto atuou de janeiro a abril deste ano como Unidade de Síndrome Gripal (USG), e agora retorna para ampliar os atendimentos e somar as outras duas que estão em atividade na Nova República e no Santarenzinho.
A Casinha funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A estratégia visa descentralizar os atendimentos, dar mais agilidade aos trabalhos, garantir mais segurança à população e às equipes de saúde e conter os casos de influenza no município.
Qualquer pessoa com sintomas gripais como febre, dor de garganta, coriza ou tosse pode procurar o local e realizar o teste rápido. Pessoas sem sintomas ou que tenham tido contato com pessoas com covid-19 ou suspeitas de estarem com a doença também podem fazer o teste. Para ser atendido o paciente deve ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e cartão SUS.
A nova unidade soma as outras duas para reforçar os atendimentos de síndrome gripal que aumentaram em virtude da gripe que está acometendo todo o Brasil. Os casos de gripe aumentam ainda com o grande volume de chuvas registradas na região nos últimos meses e diminuição das temperaturas. A doença sazonal deixa boa parte da população acamada por sintomas como febre, dor no corpo, coriza e outras manifestações comuns à problemas respiratórios. Estas são ocorrências comuns a época chuvosa e registradas antes da pandemia.
“Estamos ampliando um ponto descentralizado de sintomas gripais visando dar mais celeridade aos atendimentos para os usuários do SUS e desafogar os atendimentos na UPA, dos pacientes que têm procurado a unidade com sintomas gripais e desafogar também os outros dois pontos de atendimento 24h. Com isso, agilizar o diagnóstico do paciente. Inclusive, oferecendo atendimento médico, testagem para covid-19 e dispensação de medicamentos para sintomas gripais”, pontuou a titular da pasta, Vânia Portela
Onde procurar atendimento?
Serviços ofertados pelas USG: