Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República, realizou na sexta-feira (14) uma ação descentralizada de Cadastro Único (CadÚnico) nas Comunidades localizadas na Br-163 Cipoal e Tabocal .
O CadÚnico é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o Governo Federal conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Diante disso, a Equipe Volante do Cras Nova República que presta serviços a famílias que residem em locais de difícil acesso, como áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, dentre outros, esteve nos dois locais.
No período da manhã, a ação aconteceu na Umei do Cipoal, na qual foram realizados 92 atendimentos particularizados e a tarde na Escola Tereza Neuma localizada na Comunidade Tabocal, onde foram realizados 77 atendimentos sobre cadastro único, informações sobre programas sociais, atendimentos psicológicos, atendimentos sociais e atualização e inclusão de CadÚnico.
Segundo a Psicóloga da Equipe Volante, Rôniza Santos, as ações descentralizadas são muito importantes, pois vão até as famílias que estão em vulnerabilidade social. “Estar na Comunidade é muito importante devido grande parte dos comunitários estarem em vulnerabilidade social e terem dificuldade para se deslocar até o CRAS, estar na comunidade facilita a inclusão dessas famílias nos programas sociais do Governo Federal,” enfatizou a psicóloga.
“Estou muito agradecida pela vinda de vocês aqui na escola. Fazer esse acompanhamento aqui com os pais. Quando eles vão até o Cras Nova República, eles são muito bem atendidos, mas quando o Cras vem até nós é de suma importância porque muita gente que precisa do auxílio Brasil muitas vezes não tem como chegar, até a situação financeira os impede. Nós convidamos não só os pais de alunos, mas toda a comunidade para a ação,” contou Amélia Melem Ebraim, diretora da Escola Tereza Neuma, há 12 anos.
“O atendimento às famílias do Cipoal 2 foi concluída com sucesso, mais uma vez essa equipe maravilhosa atendeu a nossa solicitação,” agradeceu a Paula Cynara Maia de Sousa, coordenadora da Umei.
“Os serviços da assistência são para quem deles necessitam, e embora o município conte com 8 centros de atendimento, as famílias que vivem nas regiões de rios, planalto e eixo forte, muitas vezes acabam enfrentando dificuldades para chegar aos pontos de atendimento. Frente a está demanda, as ações descentralizadas têm por objetivo chegar até essas pessoas facilitando, assim, o acesso aos serviços e benefícios da assistência social,” observou Sandra Santana, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.