Um boto da espécie Tucuxi, que ficou preso em linha de espinhel, que estava engatada em uma árvore próximo da ilha da Ponta Negra, em Santarém, no oeste do Pará, foi resgatado por um guia de turismo, quando realizava um passeio pela região do rio Tapajós. O resgate aconteceu na tarde deste domingo (12).
O guia de turismo Elvis Pereira fazia um passeio turístico em uma lancha pela região com seis turistas na embarcação, quando parou para admirar alguns botos por perto e percebeu que um deles não estava se mexendo. O grupo se aproximou para tentar ajudar o animal.
“Tinham muitos botos naquela região, mas vi um que não estava se mexendo muito bem. Logo percebi que ele estava ferido. Ele ficou preso em uma linha de espinhel que estava segura em uma árvore. Eu cortei a linha e coloquei o animal na lancha”, contou Elvis.
O guia acionou o Corpo de Bombeiros para realizar o resgate do animal no Terminal Fluvial Turístico (TFT). A equipe do Zoológico da Unama também foi comunicada e participou do resgate. O boto é uma fêmea jovem e está com ferimentos na nadadeira. Ela foi levada ao zoológico.
Ao colocar o animal na lancha, Elvis também ficou ferido. Um dos anzóis entrou no pé dele. O guia recebeu atendimento médico.
Zoológico informou que o boto pesa cerca de 29kg, mede 1.41cm e que há ferimentos superficiais na parte dorsal, ventral e bordas laterais da nadadeira caudal devido a linha de espinhel. A fêmea recebeu atendimento do médico veterinário, foi medicada e está sendo monitorada. Ela tem a saúde estável com prognóstico reservado.
“O animal vai permanecer em tratamento na piscina do zoológico até estar curado. Após a constatação da cura total, o boto será devolvido à natureza. E a expectativa é que ela seja devolvida daqui há 15 dias”, destacou a administradora do ZooUnama, Mary Jane Carvalho