Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Profissionais que atuam na saúde mental em Santarém, oeste do Pará, estão participando do projeto nacional Nós na Rede, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz. A iniciativa une capacitação e troca de experiências para melhorar o atendimento e ampliar a rede de atenção psicossocial no país.
Segundo Silvia Letícia Gato, referência técnica de saúde mental da Semsa, a participação do município é estratégica para o fortalecimento da rede.
–Santarém não poderia ficar de fora desse projeto. Manifestamos interesse ao Ministério da Saúde e hoje iniciamos o nosso curso do Nós na Rede, afirmou.
A capacitação reúne 30 profissionais de diferentes serviços, como CAPS e UBSs, em um curso híbrido, com duração de cinco meses, que terá encontros presenciais e atividades online. O objetivo é que os participantes se tornem multiplicadores do conhecimento.
O facilitador Alan Reis ressaltou que o curso vai além de simples treinamentos:
–A educação permanente visa a reflexão sobre o trabalho vivo, no ato.
Entre os temas abordados está o cuidado e liberdade, voltado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais, usuários de álcool e outras drogas e em situação de vulnerabilidade.
O primeiro encontro presencial reuniu profissionais de diversas áreas para construir estratégias de atenção humanizada. O Nós na Rede marca um avanço na qualificação do cuidado em saúde mental no município, fortalecendo a integração entre serviços e garantindo atendimento mais humano à população.