
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a implementar um novo sistema de identificação biométrica para aposentados, pensionistas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
O cadastro passa a ser obrigatório a partir de 20 de novembro e tem o objetivo de aumentar a segurança, reduzir fraudes e simplificar o processo de comprovação de vida.
De acordo com o INSS, o registro poderá ser feito de duas formas:
Durante o período de implantação, nenhum benefício será bloqueado automaticamente. Apenas os segurados convocados e que não realizarem o cadastro dentro do prazo poderão ter o pagamento suspenso temporariamente.
O governo também informou que nem todos precisarão refazer o cadastro. Haverá integração das bases de dados biométricos de órgãos como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polícia Federal e Detrans. Assim, quem já possui biometria registrada em documentos como CNH, Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou título de eleitor poderá ter o reconhecimento feito automaticamente.
A coleta seguirá as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo segurança no armazenamento e uso das informações pessoais.
Segundo o Ministério da Previdência, a mudança faz parte da modernização do sistema previdenciário e deve tornar o processo mais ágil e seguro. A prova de vida, por exemplo, poderá ser feita automaticamente em muitos casos.
Orientações do INSS:
A recomendação é que aposentados e pensionistas não deixem para a última hora, já que o processo será feito em etapas, com suporte técnico disponível para quem tiver dificuldade.