Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Grandes supermercados estão proibidos de usarem sacolas plásticas no Pará
A partir do próximo domingo (14), entrará em vigor a lei que proíbe o uso de sacolas plásticas no Pará. A decisão tem como objetivo proteger o meio ambiente. O projeto de lei 221/2019 foi aprovado no dia 9 de outubro do ano passado.
Sancionada pelo Governo do Estado ainda em 2019, a matéria deu um prazo de 12 a 18 meses para que todos pudessem se adaptar. O objetivo é reduzir a poluição das ruas e rios, já que o material pode demorar séculos para se decompor.
A partir da data, fica proibida a distribuição das sacolas de polietileno, independente de serem gratuitas ou não. O material de polietileno é derivado do petróleo, e demora séculos para se decompor na natureza.
“Existem várias maneiras de amenizar o impacto dessas sacolas plásticas. A nossa proposta não passa pela punição do consumidor, apenas para adotar novas medidas de proteção ao meio ambiente e às novas tecnologias que estão ao nosso alcance. A conscientização em torno do problema é o que nos motiva a propor mudanças”, justificou o deputado Daniel Santos(MDB), autor do projeto.
A lei que entrará em vigor no próximo final de semana proíbe a distribuição e venda desses produtos e não vale só para supermercados, mas também para outros estabelecimentos comerciais. O uso delas dentro desses lugares também está vetado.