Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em apenas dois dias, 2.194 idosos entre 70 e 79 anos foram vacinados no município de Santarém, no oeste do Pará, contra a covid-19. Destes, 918 foram na terça-feira (2) e 1.276 na quarta-feira (3) em ação de drive thru realizada por meio da Secretária Municipal de Saúde(Semsa).
A imunização aconteceu em quatro pontos da cidade, os profissionais de saúde foram posicionados na Universidade Estadual do Pará (Uepa); no estacionamento da Universidade da Amazônia (Unama); em frente ao Centro Cultural João Fona, na orla da cidade e também no estacionamento do Shopping Rio Tapajós.
A partir desta quinta-feira, 4, a estratégia de imunização segue nas Unidades Básicas de Saúde(UB’S) de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Para os acamados ou com dificuldades de locomoção as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão levando a vacinação até a casa dos idosos.
De acordo com a Semsa o cronograma é montado conforme o recebimento das doses repassadas pelo Governo Federal e Estadual. As 6.530 doses para esta etapa devem contemplar profissionais de saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento à covid-19, agentes de segurança pública e a população de idosos entre 75 e 79 anos de idade.
Decisão judicial
Após uma ação movida pelo Ministério Público do Estado do Pará para incluir na segunda fase da vacinação em Santarém idosos com mais de 60 anos no lugar de integrantes das forças de segurança e profissionais de saúde que não estejam na linha de frente de combate ao coronavírus no município.
A decisão proferida na última terça-feira(2), o juiz Claytoney Ferreira Passos, da 6ª Vara Cível e Empresarial, determinou que na 1ª fase da imunização, só devem ser imunizados profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente contra a pandemia Covid-19, sem prejuízo da retomada da vacinação dos demais profissionais de saúde que não atuem na linha de frente, após a conclusão da imunização das pessoas idosas a partir de 60 anos.
Por força da decisão, as vacinas recebidas pelo município de Santarém no dia 26 de fevereiro, que seriam destinadas aos profissionais da saúde que não atuam na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 e aos profissionais da segurança pública, devem ser direcionadas aos idosos de faixa etária a partir de 70 anos.