Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta quinta-feira, 25 de março, a Arquidiocese de Santarém realiza a tradicional Missa dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana de Santarém, às 18h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman.
A celebração não será aberta ao público, mas os fiéis poderão acompanhar pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação. Nesta missa, os padres da arquidiocese renovam suas promessas sacerdotais e é dada a bênção aos três óleos usados em vários momentos sacramentais: óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma.
Segundo os costumes da Igreja, a missa dos Santos Óleos é celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio, porém, considerando a realidade da arquidiocese, ela é realizada uma semana antes para que os padres estejam presentes em suas comunidades e paróquias nas celebrações da Semana Santa.
O Arcebispo Dom Irineu Roman destaca a importância desta celebração.
“Nesta missa a gente abençoa os Santos Óleos que depois os padres levarão para suas comunidades, áreas pastorais e paróquias para ungir os doentes para a unção dos novos batizados, dos novos catecúmenos, para ungir as crianças, os adolescentes e os jovens e adultos no processo de catequese de iniciação à vida cristã. Esses óleos também servirão para a unção daqueles que serão crismados quando o bispo vai fazer a crisma nas comunidades”.
Retiro do Clero
Desde segunda-feira, 22, os padres da Arquidiocese de Santarém estão em retiro espiritual, de modo remoto, que segue até esta quarta-feira, dia 24. Esse momento de espiritualidade é conduzido pelo arcebispo, e é costume ocorrer sempre antes da Missa dos Santos Óleos.
Dom Irineu ressalta a necessidade desse momento para os sacerdotes. “Que todos façam o seu retiro pessoal, coloquem-se diante de Deus, buscando a conversão, a preparação espiritual para esta Semana Santa, para que o povo também possa sentir o quanto que o padre vive essa espiritualidade”, ressaltou Dom Irineu. Ainda dentro dos costumes, na manhã de quinta-feira, 25, os padres com o arcebispo terão a reunião de Assuntos Práticos.