Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Reativado em 18 de fevereiro por causa da nova alta de contaminações pela Covid-19, o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) apresenta, neste momento, o cenário mais promissor na saúde pública do oeste do Pará, especialmente se comparado aos momentos anteriores: a taxa de ocupação tanto de leitos clínicos como de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 50%, resultado da articulação de medidas adotadas pelo governo do Estado – incluindo o lockdown no primeiro trimestre do ano, para diminuir a pressão da pandemia sobre o sistema hospitalar.
Seguem internados 30 pacientes, dois dos quais em leitos de UTI. No total, 325 pacientes já foram atendidos, dos quais 38 foram transferidos para outras unidades, 248 receberam alta e onze foram a óbito.
O hospital de campanha, montado na Escola Estadual Maria Uchoa Martins, no bairro Floresta, a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), tem 60 leitos clínicos, sete enfermarias – cada uma com sete leitos -; uma enfermaria com 16 leitos; uma sala de estabilização, com quatro leitos; posto de enfermagem; farmácia; almoxarifado; estar médico e de enfermagem; uma sala do Núcleo Interno de Regulação; necrotério; sala de paramentação; refeitório; cozinha; administrativo; vestiários femininos e masculinos; descanso equipe; faturamento; departamento pessoal; expurgo; psicossocial e resíduos. O hospital ajudou a descongestionar os leitos clínicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no HRBA, contribuindo para estabilizar o sistema de saúde da região.