Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O famoso almoço em família do domingo do Dia das Mães não pode ser realizado para aquelas que estão em tratamento da covid-19 no Hospital de Campanha de Santarém (HCS). Para amenizar essa distância física as pacientes foram surpreendidas no último sábado, dia 8 de maio, com uma ação em homenagem ao Dia das Mães. A equipe multiprofissional organizou exposição de fotos, que mostravam os bons momentos vividos entre mães e filhos.
‘O Dia das Mães não poderia passar em branco, fizemos essa ação com todo carinho para que elas se sentissem acolhidas e amadas”, explicou a psicóloga da Unidade, Narjara Dantas.
As fotografias, que foram enviadas pelos familiares, ficaram expostas em um “varal” na área que é utilizada como refeitório na Unidade. As imagens trouxeram boas recordações e histórias felizes com sabor de saudade para as mães homenageadas.
Dona Maria Sousa de 48 anos se emocionou e agradeceu o carinho dos colaboradores. “Passa um filme na cabeça, sei que estou aqui buscando a minha saúde, mas não é fácil, me senti abraçada pela família nessa foto, quero que eles sintam o mesmo, pois logo, logo estarei com eles, se Deus quiser’, enfatizou.
O som ambiente ficou por conta dos cantores voluntários do Ministério de Música das igrejas Sagrada Família e Aparecida que deram leveza para a programação. Participaram da apresentação 3 integrantes, eles mantiveram o distanciamento e tomaram todas as medidas necessárias.
Para dona Francisca Vanderleia de Oliveira, de 48 anos, a foto dos seus filhos levou um pouco de conforto e motivação para seguir firme no tratamento. ‘Eu amo muito meu filhos, apesar de estar aqui, fico feliz que não seja um deles. Estou melhorando e logo, logo estarei em casa. Eu creio que vamos ter muitos motivos para comemorar’, finalizou.
As mamães internadas ganharam uma lembrancinha, um chocolate em forma de coração e uma rosa natural dada pela direção do HCS. Os presentes levaram uma mensagem de fé e carinho ao serem entregues por cada enfermeira da ala na qual a paciente está internada.
Para as colaboradoras mamães que trabalharam neste domingo ficou o sentimento nobre de passar esse dia especial cuidado dos pacientes.
“Como mãe e profissional da saúde, sei que estar aqui hoje é um ato de respeito aos pacientes e minha família entende, pois sabem que eu escolhi a profissão que salva vidas. Não é fácil abrir mão do tradicional almoço, mas estamos aqui cuidando e acolhendo com todo carinho”, enfatizou a enfermeira Jacqueline Nogueira.
“É um momento de muita alegria para toda a equipe por estarmos devolvendo para a família uma mãe de 15 filhos e 5 netos. Isso é muito emocionante ver a matriarca de um lar indo para casa na semana das mães e junto com o filho também internado”, comemorou o diretor técnico da Unidade Dr. Tardelio Mesquita.
Ivanilson, de 33 anos, recebeu alta e pode ir acompanhado da mãe Antônia Lima, de 75 anos. Eles permaneceram em tratamento no Campanha por 8 e 10 dias.
Antônia, mãe de quinze filhos, disse que foi presenteada ao poder levar o filho para casa também. Ela tem 15 filhos e é moradora do município de Mojuí dos Campos. Ao sair pelo “corredor da vida” a paciente segurava a placa que dizia ‘Eu venci a covid-19’.
Emocionado, um dos filhos de dona Antônia, que aguardava as altas, agradeceu a equipe. ‘Só quero agradecer a todos vocês que cuidaram e se dedicaram para que hoje eles pudessem voltar para casa’, comemorou.
Dona Antônia descobriu enquanto estava internada na Unidade que o filho também hospitalizado seria pai pela primeira vez. Ela até arriscou um palpite do sexo do bebê.
‘Vou ser avó mais uma vez, ‘Estou muito feliz por tudo ter dado certo. Sempre acreditei na misericórdia do senhor e agora tenho mais um motivo para comemorar, acho que vem um menino por aí’, arriscou.