Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foto: Divulgação Arte/SEMED
Com a proposta de oportunizar às crianças o conhecimento sobre a estrutura e o relacionamento de suas famílias e dos diferentes grupos familiares, fortalecendo os vínculos afetivos neste momento de pandemia, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire está realizando desde o dia 4 de maio o Projeto “Família e Escola: construindo novos caminhos”.
O Projeto é um dos vários desenvolvidos ao longo do ano pelo Cemei que atende 234 crianças e visa promover a parceria e confiança com as famílias do Paulo Freire, para que haja um melhor desenvolvimento de aprendizagem das crianças.
Estreitar os laços afetivos; falar sobre família no contexto pandêmico; vivenciar momentos prazerosos ao lado da família, são outros objetivos específicos. Conforme o Projeto, a família é a primeira referência para a criança, a escola entra em sua vida para ampliar a visão de pertencimento ao mundo. “Com a pandemia causada pelo covid-19, recomenda-se que as Instituições de Educação Infantil deem orientações diretamente às famílias, por meio de uma comunicação permanente com pais e ou responsáveis através do suporte pedagógico virtual”, informou a gestora do Cemei, professora Geonilce Miranda.
“O Paulo Freire não trabalha datas comemorativas como o Dia das Mães ou Dia dos Pais. Nós trabalhamos o Dia da Família por entender que hoje, o conceito família não é mais aquele tradicional”, completou a gestora.
O prédio do Paulo Freire está sendo utilizado como Unidade de Saúde Descentralizada e o contato com as crianças ocorre de forma virtual sendo os pais os mediadores. “Eles são nosso suporte, estamos sempre conectados para não perder o vínculo que pra nós é muito importante, por isso escolhemos esse tema ‘Família e Escola: construindo novos caminhos’ porque é isso que nós estamos fazendo”, finalizou a gestora.
No Projeto Família e Escola as atividades/propostas são enviadas através dos pacotes de afeto, vídeo ou encontro virtual, onde cada professora do grupo etário informa às famílias sobre o projeto família e seu desenvolvimento.
Também como metodologia a coordenação utiliza os cinco campos de experiências:
1 – O eu, o outro e nós
2 – Corpo, gestos e movimentos
3 – Traços, sons, cores e formas
4 – escuta, fala, pensamento e imaginação
5 – Espacos, tempos, quantidade, relações e transformações
A culminância do Projeto será no próximo dia 14 de maio por meio de um drive thruna Praça das flores, às 17h30. Os pais irão passar rapidamente para pegar uma lembrancinha e, os que quiserem, poderão tirar uma fotografia como lembrança.