Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foram notificados pela Prefeitura de Primavera, nordeste do Pará, dois casos suspeitos da variante indiana do coronavírus na cidade. Segundo a prefeitura os casos estão sendo investigados e monitorados.
Os dois pacientes relataram que estiveram no Maranhão nos últimos dez dias e tiveram contato indireto com tripulantes do navio MV Sandong da Zhi, que registrou casos da variante indiana do novo coronavírus.
Segundo a nota, os dois pacientes apresentaram síndrome gripal, com relatos de dor de garganta, febre, coriza, tosse e cefaléia e apresentaram resultado positivo para a Covid-19. Eles relataram que trabalham no porto de Itaqui, no Maranhão, e frequentam constantemente o local de trabalho em uma unidade em São Luís.
Pacientes possuem idade de 32 e 33 anos, estão em quadro estável e todas as pessoas que tiveram contato com eles estão em isolamento. Amostras de sangue já foram coletadas, e serão analisadas pelo Laboratório Central, vinculado à Sespa, para verificar se houve contato com a variante do novo coronavírus.
Em nota, a Sespa disse que os pacientes estão em isolamento e são monitorados. “As amostras de swab estão no Lacen e devem ser posteriormente encaminhadas para sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas”, afirma a nota.
Na quinta-feira (20), o Maranhão anunciou a identificação dos primeiros casos da nova cepa indiana (B.1.617) no Brasil, após uma embarcação vinda da Ásia chegar em São Luís. Um dos pacientes foi internado em um hospital privado do estado. A nova variante é considerada uma Variante de Preocupação (VOC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e está ligada ao colapso sanitário na Índia, com recorde de casos e óbitos pela Covid-19.