Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por: Rafaelly Nascimento
Gestores de unidades escolares da Rede Municipal de Educação das regiões de Rios, Planalto e Cidade, estiveram reunidos nos dias 28, 29 e 30 de julho, para apresentar e alinhar as estratégias do Plano de retomada das aulas presenciais da rede pública municipal de ensino que acontece no próximo dia 02 de agosto no município de Santarém, no oeste do Pará.
Os encontros ocorreram na Escola de Artes Emir Bemerguy, onde foram apresentadas aos diretores/gestores as principais ações do Plano de Retomada às Aulas Presenciais, de forma gradual, segura e escalonado de alunos, tendo as medidas sanitárias e de biossegurança de controle do novo coronavírus como ponto de partida. Também serviu para sanar eventuais dúvidas sobre a retomada das aulas presenciais.
O Comitê Intersetorial adotou três dimensões propositivas para análise, discussão e reflexão coletiva, sendo elas: Dimensão Normativa, Dimensão Técnico Organizacional e Dimensão Pedagógica. Essas dimensões deverão nortear a organização do cotidiano escolar e a (re)construção dos distintos planos pedagógicos das UEs.
A primeira semana de agosto (2 à 6) será dedicada a pactuação com os pais e organização da escola. Os alunos (aqueles que os pais optarem) só retornarão de forma presencial a partir do dia 9 de agosto.
A Secretária de Educação Maria José Maia destacou a grande responsabilidade que a Semed tem diante do quadro epidemiológico e que a secretaria terá um olhar pontual para o monitoramento e retorno com segurança.
“Nós temos uma rede muito ampla e cada região, cada escola tem sua especificidade, então nós estamos conversando com nossos gestores pra que essas informações sejam pra toda rede, em cascata, pra que tenhamos uma ação uniforme, obedecendo todas as normas de segurança”, informou a secretária.
A Secretária informou ainda que os motoristas de ônibus, pilotos de lanchas escolares e monitores do transporte escolar, também já receberam as orientações necessárias para o retorno.
As proposições do Comitê Intersetorial quanto a reabertura das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino, no segundo semestre do ano letivo 2021 seja gradual, facultativa e flexível, são: