Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Programa Social CNH Pai D’Égua avança no atendimento presencial aos 10 mil candidatos selecionados em todo o Estado. A iniciativa do Governo do Pará, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), objetiva garantir inclusão social a pessoas de baixa renda, a partir de 18 anos, com a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Todos os contemplados têm até o dia 17 de dezembro para efetuar a matrícula. Caso a pessoa perca a data indicada na sua consulta individual ao site do Detran (www.detran.pa.gov.br), haverá uma repescagem no mês de dezembro, mas a dica é não deixar para a última hora para não correr o risco de perder a vaga. Até a última sexta-feira (5), foram realizadas 1450 matrículas.
Para fazer a matrícula, o candidato do interior deve comparecer à sede das Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito), Unidades de Atendimento ou Estação Cidadania. Já os candidatos selecionados na Região Metropolitana devem efetivar a matrícula somente na sede do Detran, em Belém, exceto os de Santa Izabel, que devem se dirigir à Ciretran do município. Das 10 mil vagas por ano do programa, 4 mil são direcionadas ao interior. Conforme estabelecido no edital, 10% do total de vagas são para Pessoas com Deficiência (PcD); 30% preferencialmente para mulheres; e 30% para estudantes entre 18 e 25 anos, desde que tenham concluído o ensino médio.
Esse chamamento é necessário para que não haja aglomerações desnecessárias nas unidades do órgão, já que ainda vivemos um período da pandemia da Covid-19. Assim, o respeito ao agendamento contribui para um atendimento correto e bem mais tranquilo.
Cabe lembrar também que o usuário fique atento às informações objetivas fornecidas pelo órgão no edital, já chegando para realizar o seu atendimento munido de toda a documentação necessária, entre elas: Carteira de Identidade ou equivalente para Primeira Habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria; CPF; comprovante de residência com postagem ou vencimento de no máximo de 90 (noventa) dias; certificado ou declaração de escolaridade, emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou equivalente em outra Unidade Federativa.