Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que os estudantes do Ensino Médio já podem se inscrever para um dos maiores concursos de redação do Brasil. A iniciativa é organizada pelo Senado Federal, por meio do Programa Jovem Senador e a temática deste ano é “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.
Criado em 2010, o programa Jovem Senador é realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias estaduais de educação. Para participar, os estudantes devem elaborar uma redação com a temática voltada à participação popular e cidadania, desde que estejam orientados por um professor da escola em que frequentam.
A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que a iniciativa também busca proporcionar aos alunos das escolas públicas conhecimentos acerca da estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, a fim de estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.
Na primeira fase da seleção, as secretarias estaduais de educação vão escolher suas três melhores redações. Já na segunda fase, uma comissão julgadora vai escolher, dentre os finalistas regionais, os 27 estudantes que serão chamados de jovens senadores.
Os vencedores e seus respectivos professores-orientadores participarão da Semana de Vivência Legislativa, que está prevista para ser realizada no período de 27 de junho a 01 de julho de 2022. Durante a vivência, os jovens senadores elaboram proposições legislativas que podem ser aceitas como Projetos de Lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.
Esta é a 10ª edição que o programa é realizado e já foram mobilizados em todo o país quase dois milhões de estudantes, escolas e professores, com o intuito de potencializar o papel da educação para mudar a realidade brasileira e trazer do campo das ideias para a vida prática os conceitos de democracia, ética e participação política. Desde o início, foram apresentadas 54 proposições, sendo que 40 aceitas como projetos de Lei do Senado e duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs).
A professora de Língua Portuguesa e Redação, Sueanne Freitas, que leciona na Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, acha extremamente importante incentivar cada vez mais que os jovens sejam atuantes socialmente. “Vejo que esta é uma forma deles se manifestarem, através da redação argumentativa, porque no momento da produção, da escrita, eles podem se posicionar socialmente. Dessa forma ocorre o protagonismo, porque eles se manifestam junto à sociedade através de uma opinião, um ponto de vista e se colocam diante da sociedade”, frisou.
Ainda segundo a educadora, “esse incentivo tende a melhorar as habilidades que são fundamentais nesse processo formativo e que precisam cada vez mais serem estimuladas. Essa iniciativa é muito importante para que as escolas permaneçam incentivando esses jovens. Acredito que nossos alunos estão se engajando com entusiasmo, perseverança e confiantes na possibilidade de chegar ao Senado Federal”, ressaltou.
Quem vê o concurso de redação como uma grande oportunidade é a aluna Rayane Marlen, que estuda na 3ª série do Ensino Médio. “Temos muitas ideias e propostas, para que todos possam ouvir, e é muito bom esse interesse em saber o que nós temos a propor. Estou com grandes expectativas em fazer uma excelente redação e chegar até o Senado, que é nosso objetivo”, ressaltou a candidata.
De acordo com o professor e coordenador estadual do Programa Jovem Senador, John Charles Torres, a participação dos alunos nesta iniciativa permite aos professores trabalharem diversas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum-Curricular (BNCC) e no Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA), entre as quais tratam do protagonismo juvenil, argumentação, responsabilidade, cidadania, repertório cultural, entre outros.
Cronograma
O programa Jovem Senador 2022 está com inscrições abertas até o dia 18 de março, para alunos que frequentam o Ensino Médio nas escolas públicas e também é destinado para os que tenham concluído o ano letivo em 2021. Para se inscrever, o estudante deve procurar a direção ou corpo técnico de sua escola. Além da vivência legislativa durante uma semana em Brasília (DF), com tudo pago, os alunos vencedores e seus professores-coordenadores ganharão um notebook.
Os interessados devem se atentar aos seguintes prazos:
18 de março – Entrega das redações.
18 de abril – Seleção dos finalistas estaduais.
06 de maio – Anúncio dos 27 jovens senadores.
11 de maio – Anúncio do vencedor do concurso de redação.
De 27 de junho a 01 de julho – Semana de Vivência Legislativa em Brasília (DF).
Para mais informações acesse: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador