Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Abstenção no primeiro dia chegou a 27%

Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%

Gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (13); mais de 4,8 milhões de candidatos participaram da aplicação

 

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, mantendo uma taxa semelhante à do ano anterior, que foi de 26,6%. O índice é inferior ao observado em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). No total, mais de 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos para participar da avaliação, aplicada neste domingo (9).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 3.240 candidatos foram eliminados por descumprirem regras do exame. As principais ocorrências envolveram o uso de materiais não permitidos, desobediência às orientações dos fiscais, saída da sala antes do horário autorizado e o porte de equipamentos eletrônicos durante a prova.

O exame foi aplicado em 1.805 municípios e mobilizou mais de 300 mil colaboradores em todo o país. O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na próxima quinta-feira, 13 de novembro.

Neste domingo, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha, abrangendo as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, incluindo Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação  e Ciências Humanas, que contemplam História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Além disso, os estudantes também produziram a redação, cujo tema abordou as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira.

Educadores apontaram que o tema da redação favoreceu discussões sobre questões atuais, como o etarismo e os direitos das pessoas idosas, refletindo transformações sociais e demográficas do país.

O segundo dia de provas do Enem 2025 está marcado para o próximo domingo, 16 de novembro, quando serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática. Já os casos de reaplicação do exame ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, voltados a estudantes que enfrentaram problemas logísticos ou climáticos durante a aplicação.

O Enem continua sendo uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas obtidas podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas que garantem acesso a universidades públicas e privadas em todo o país.

Deixe seu comentário: