Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta quarta-feira (2), foi realizada a 1ª ação de integração com os membros da equipe que atua na Unidade de Saúde da Família Fluvial Abaré I. O evento ocorreu na própria embarcação, que está ancorada no Porto da Vera Paz, no Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Durante o evento, que já é uma tradição antes de cada viagem, os profissionais que atuam na missão de atender a população ribeirinha se reúnem no Abaré para alinhar os preparativos da viagem. Desde de 2020 a parceria Ufopa e Semsa garante atendimentos da atenção básica e de algumas especialidades
“Todo começo de expedição a gente faz esse acolhimento da equipe, tanto de marinheiros, como profissionais da saúde e voluntários, sendo uma forma de promover a integração dessas pessoas que vão passar 10 dias atuando nos atendimentos. É a integração de todos os membros da equipe que faz a parceria se fortalecer e gerar bons frutos” conclui Dirceu Costa, gestor do Abaré.
Ao todo, a unidade conta com 19 profissionais dentre médicos, enfermeiros e técnicos, cedidos pela Semsa. Além da equipe de saúde, a unidade conta com seis tripulantes: piloto, maquinista, 3 marinheiros e 1 cozinheira.
O Abaré I disponibiliza para as comunidades ribeirinhas consultas médicas, de enfermagem e odontológica, testes rápidos, coleta de PCCU, vacinas de rotina, contra a influenza e contra a covid-19. Os atendimentos ocorrem após triagem feita pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que identificam e orientam os pacientes das comunidades visitadas a irem até a unidade.
A primeira missão de 2022 terá início na madrugada desta terça-feira (8) com destino a comunidade de Vila Franca.
Parceiros da missão
As viagens do Abaré são fruto de uma iniciativa que envolve a parceria com a Ufopa por meio de uma gestão compartilhada. O Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) disponibiliza 4 alunos da residência multiprofissional de saúde da família com o objetivo de contribuírem com os atendimentos realizados durante a expedição. Profissionais da Santa Casa de São Paulo e da Organização Não Governamental Zoé também apoiam a missão.