O ano letivo 2022 iniciou nesta terça-feira e tem previsão de encerramento para 23 de dezembro.
Foto: Divulgação / Agência Santarém
O ano letivo 2022 da rede municipal de ensino de Santarém, no oeste paraense, iniciou nesta terça-feira(15) de forma escalonada. Com previsão de encerramento para 23 de dezembro.
A secretária de Educação Maria José Maia confirmou o modelo a ser seguido pelos gestores nesse primeiro bimestre.
“Nós estamos muito felizes com a abertura do ano letivo 2022, ainda em período pandêmico e, por isso, vamos conduzir esse primeiro bimestre da mesma forma que encerramos o ano letivo 2021, de forma escalonada. Dependendo do número de alunos por turma será parte presencial e parte remota, fazendo o rodízio pra termos a possibilidade de atender todas as nossas crianças”, frisou Maria José educação.
O retorno das atividades letivas das escolas e Umeis foi definido pela Semed e Comitê Intersetorial segundo as principais definições.
- Com protocolo rígido de limpeza e higienização das escolas e distanciamento físico
- Com planejamento para o ensino Híbrido: Retomada gradual das aulas, reduzindo o número de alunos em sala, dividindo em grupos que se revezarão em atividades presenciais e não presenciais
- Redução de número de alunos por turmas, quando necessário
Facultado: nenhum aluno será obrigado a retornar à rotina de aulas presenciais.
Quanto ao número de alunos:
- Turmas com até 15 alunos: retorno completo de todos os alunos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos).
- Turmas com mais de 15 alunos: Divisão da turma em dois grupos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos)
Educação Infantil (Berçário ao Pré II):
- Para turmas divididas parciais: Cada grupo terá uma semana de atividades presenciais e outra semana de atividades não presenciais.
- Turmas divididas integrais: Um grupo pela manhã e o outro grupo a tarde.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):
- Para as turmas divididas: aulas para cada grupo 2 dias na semana alternados ou consecutivos de segunda a quinta-feira. Às Sextas-feiras serão dedicadas aos alunos com necessidade de reforço escolar independente do grupo de atividades.
Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano):
- Para turmas divididas: Cada grupo terá uma semana de aulas presenciais e outra semana de aulas não presenciais.