Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foi realizado no final da tarde desta sexta-feira (25), na Avenida Curuá-Una, uma programação alusiva à Semana Municipal de Prevenção e Combate ao uso de Drogas. A ação foi realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Câmara Municipal, 5ª Unidade Regional de Educação (5ªURE), e Polícia Comunitária Escolar do 35º Batalhão de Polícia Militar.
Com o tema “Juntos Somando forças na Prevenção às Drogas”, uma blitz foi realizada em frente à Praça da Cohab para levar informações sobre a importância da prevenção e combate às drogas no município. Neste sábado 26, é o Dia Internacional de Combate as Drogas.
A coordenadora da Proteção Social Especial, Glaucya Fiori, esteve na ação representando a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, o vereador Ângelo Tapajós presidente da 6ª comissão de combate às drogas, segurança pública, direitos humanos e juventude representou o presidente da Câmara, que contou também com o vereador professor Josafá Gonçalves, representante da comissão de educação, a coordenadora do Caps AD III Larissa Elane Rocha, o Gestor da 5ª Unidade de Educação Francisco Nascimento, os cabos Glauber e P. Silva representando a Polícia Comunitária Escolar.
“A blitz foi bem positiva, os abordados foram receptivos e aceitaram receber os folders e com certeza poderão disseminar a importância da prevenção e do Combate às Drogas. Encerra a semana, mas não encerra o trabalho de sensibilização. Temos os Cras e Creas que são a Proteção social Básica e Especial que trabalham essa temática com os nossos usuários, infelizmente as drogas é um mal que cada vez mais tem atingido a sociedade, por isso trabalhamos a prevenção, e o cuidado em parceria com a rede de apoio do município”, disse a coordenadora.
O vereador Ângelo Tapajós destacou a importância de fazer um evento para marcar a semana. “Esse trabalho que estamos fazendo aqui é muito importante dentro do mês de aniversário de Santarém, e a Semana Municipal e o foco ao Dia Internacional que é lembrado amanhã. Esse é um trabalho de conscientização para que entendam que a Droga é um malefício, ela tem destruído as pessoas e suas famílias”, observou o vereador.
“Esse projeto é de fundamental importância para que nós possamos chamar atenção da população ao combate ao uso de drogas, visto que esse mal está em toda a sociedade. Esse projeto visa alertar e até ajudar as pessoas que fazem uso desse tipo de entorpecente,” avaliou Francisco Nascimento, gestor da 5ª URE.
Cabo Glauber Mota Pereira, coordenador do Policiamento Comunitários Escolar, destacou a importância de parcerias para que fosse realizado esse momento. “Não conseguiríamos sem o apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e a Semtras, que nos deram todo suporte para a realização desse momento de sensibilizar as famílias, as pessoas que se encontram em situação difícil devido o envolvimento com as drogas. Antecipando ao dia D, para levar a mensagem para que a população possa entender da importância que a prevenção faz evitando que os filhos usem drogas,” destacou o militar.
Santarém conta com o Serviço de Saúde do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III) desenvolvido por uma equipe multidisciplinar durante 24 horas. A coordenadora do Centro Larissa Rocha pontuou sobre o serviço prestado e quem pode procurar o local. “Nós trabalhamos também com a prevenção terciária que é um trabalho de tratamento e socialização da sociedade, trabalhamos com a referência de álcool e outras drogas, atendemos a demanda tanto espontânea, como referenciadas por algum órgão. De 8h às 18h estamos aberto ao público, após as 18h, trabalhamos internamente com a hospitalidade.” Disse Larissa que destacou que toda pessoa que tem problema ou dificuldade com álcool e outras drogas, o usuário e também o familiar podem procurar o centro.”
O município conta também com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), que possui a responsabilidade de formação, proposição e propulsão da Política Municipal de prevenção, fiscalização e repressão ao tráfico e ao uso indevido de drogas e substancias analógicas, que determine dependência física ou psíquica, em harmonia com as políticas federal e estadual.
Ele é composto de 11 membros em representação entre entidades governamentais e não governamentais.
O CMPD tem sede na Casa dos Conselhos, localizada na Av. Curuá-Una canto c/ Marabá, 762, Santíssimo.