Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com o tema “Homens que doam sangue salvam vidas!”, a Câmara Municipal de Santarém, por meio da Comissão de Saúde e Saneamento Básico, iniciou nesta segunda-feira (22) mais uma campanha de doação de sangue em alusão ao Novembro Azul e em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue que será celebrado na quinta-feira(25).
São parceiros dessa ação o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Agência Transfusional do Hospital Municipal Doutor Alberto Tolentino Sotelo.
“Fico muito feliz e grato de poder fazer parte dessa campanha tão linda. Com uma bolsa de sangue podemos salvar até quatro vidas. Ajudar o próximo faz bem para o coração”, destacou a doador voluntário Marcelo Santos, que é servidor da Casa Legislativa de Santarém.
De acordo com o diretor regional da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) em Santarém Joaquim Azevedo, são necessárias, pelo menos, cinquenta novas bolsas de sangue por dia para atender a demanda dos pacientes de Santarém e todo o oeste do Pará. “Essa campanha é fundamental para o Hemocentro. Todos que participam estão ajudando consideravelmente a aumentar os nossos estoques”, ressaltou.
A presidente da Comissão de Saúde, vereadora Alba Leal (MDB), afirmou que a doação de sangue é um ato de solidariedade e chamou a população para participar da campanha. “Vamos nos unir para manter o Hemocentro com reservas suficientes para atender a população de Santarém e oeste do Pará. Com certeza vamos alcançar a meta de doações que são trezentas bolsas de sangue. Por isso, convido você para doar amor e solidariedade.”, afirmou.
Dia 23 de novembro – 7h às 13h
Dia 24 de novembro – 7h às 13h
Dia 25 de novembro – 7h às 13h
Dia 26 de novembro – 7h às 17h
Dia 27 de novembro – 7h30 às 17h
O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Pesar mais de 50 kg
• Estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19, também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar, após 7 dias.
O Hemopa fica na Rua Frei Vicente, S/N, Aeroporto Velho.
Contato: (93) 3524-7550.
Fonte: Ascom / Câmara de Santarém