
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Maior procissão católica do país emocionou fiéis e visitantes na capital paraense. A Imagem Peregrina percorreu 3,6 quilômetros entre a Catedral da Sé e a Praça Santuário.
O Círio de Nazaré 2025 reuniu 2,5 milhões de fiéis nas ruas de Belém, neste domingo (12), em uma das maiores manifestações de fé do mundo católico. A 233ª edição da procissão levou emoção, agradecimentos e pedidos à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses.
A Imagem Peregrina saiu da Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, pouco depois das 7h da manhã, e chegou à Praça Santuário, na Basílica de Nazaré, por volta de 12h, meia hora mais cedo do que no ano passado.
Antes da saída, uma missa solene foi celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, às 6h15, marcando oficialmente o início da procissão, que percorreu 3,6 quilômetros pelo centro histórico de Belém. O trajeto incluiu pontos tradicionais como o Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República.
Durante todo o percurso, promesseiros e devotos expressaram sua gratidão de diferentes formas. A bailarina Giovana Nogueira participou pela terceira vez dançando balé desde a Catedral da Sé até a Basílica:
–A cada ano eu agradeço uma graça alcançada e peço uma nova bênção. É a forma que encontrei de demonstrar minha fé, contou emocionada.
Já Benedita Nogueira, de 62 anos, participou levando três ex-votos,um pulmão, um corpo e um rosto, em agradecimento por curas recebidas por ela, pela irmã e pelo filho:
–Vim cumprir a promessa pelas graças que Nossa Senhora me concedeu. É muita emoção participar do Círio novamente, disse.
Como em todos os anos, a corda do Círio — um dos símbolos mais fortes da romaria — foi motivo de disputa entre alguns fiéis que tentavam conseguir pedaços como recordação. Houve momentos de tensão, e uma tentativa de homicídio chegou a ser registrada pela Polícia Militar durante o percurso.
De acordo com as autoridades, um romeiro tentou agredir outro com uma faca, sendo contido e encaminhado à Seccional Urbana de São Brás. A corporação reforçou o alerta para que objetos cortantes não sejam levados às procissões.
Mesmo sendo uma celebração católica, o Círio de Nazaré também reúne pessoas de outras religiões, que participam movidas pela fé e pela tradição cultural. O comerciante Andrei Fonseca, adepto de uma religião de matriz africana da nação Ketu, trabalha vendendo acarajé e comidas típicas durante o evento:
–O Círio é a união dos povos: católicos, evangélicos e afro-religiosos. Todos se unem pela emoção e pelo respeito à Nossa Senhora de Nazaré, afirmou.
A edição de 2025 contou com a presença de artistas e personalidades que participaram pela primeira vez da procissão, entre eles a atriz Malu Galli, a apresentadora Tati Machado e o cantor Francisco Gil, que destacaram a energia e a emoção de acompanhar de perto o Círio.
–É impossível não se emocionar. O Círio é fé viva, é o povo nas ruas celebrando com o coração, disse Malu Galli.
Com milhões de pessoas nas ruas, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) reforçou as ações de segurança infantil. A Primeira Vara da Infância e Juventude de Belém distribuiu pulseirinhas de identificação para evitar o desaparecimento de crianças durante a procissão.
Os adereços foram entregues em postos fixos e pontos estratégicos, garantindo que os pequenos fossem rapidamente identificados e devolvidos aos responsáveis em caso de desencontro.
A procissão deste ano foi mais curta e ágil em comparação com a de 2024. A Imagem Peregrina saiu da Sé às 7h28 e chegou à Praça Santuário por volta das 12h, encerrando o trajeto cerca de 30 minutos mais cedo do que no ano anterior.
A programação oficial do Círio de Nazaré 2025 segue durante todo o mês de outubro, com eventos religiosos e culturais, e termina com o Recírio, no dia 27 de outubro.
Círio de Nazaré — 233 anos de fé, tradição e amor a Nossa Senhora de Nazaré.
Em Belém, milhões de corações batem no mesmo ritmo da devoção.