
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O município de Monte Alegre, no oeste do Pará, vive dias de fé, devoção e tradição com a realização do Círio de São Francisco de Assis 2025. A festividade começou no sábado (27) e segue até o dia 5 de outubro, reunindo milhares de fiéis em uma programação religiosa e cultural.
Neste primeiro fim de semana, os destaques foram o Círio Fluvial de São Francisco, que percorreu as águas até a orla hidroviária, e a 6ª Corrida do Círio, realizada na manhã de domingo (28). Além das procissões, a programação inclui missas, arraiais, apresentações culturais e momentos de oração ao longo de toda a semana.
A fiel Elaíne Carvalho destacou o simbolismo da festa e sua importância espiritual:
–É um momento que a gente reforça nossa fé, nossa devoção ao nosso santo padroeiro. O canto das criaturas nos mostra que devemos nos converter e zelar pelo meio ambiente. Hoje é com muita emoção que já tivemos a trasladação, agora o círio fluvial e daqui a pouco o terrestre, para fortalecer mais a nossa fé. São Francisco está abençoando a todos nós, abençoando nossa cidade e os visitantes.
O pároco Frei Gregório Joeright ressaltou que o evento é, além de um ato de fé, um chamado ao compromisso inspirado pelo padroeiro:
–Estamos concluindo agora o Círio Fluvial e vamos iniciar o Círio Terrestre. Com certeza, esse ano é um ano de muita alegria, participação do povo, refletindo nosso tema ‘São Francisco e o louvor das criaturas’. É um momento de fé e devoção, mas também de compromisso, pois São Francisco é um exemplo de quem viveu o Evangelho e louvou a Deus por todas as criaturas.
A festividade continua nos próximos dias com celebrações religiosas, eventos culturais e manifestações de fé popular que transformam Monte Alegre em um grande ponto de encontro de romeiros e visitantes. O encerramento está marcado para 5 de outubro, com missa solene e programação especial em homenagem ao santo padroeiro.