Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Em Oriximiná, mais de 100 estudantes mantêm aprendizado à distância - PRINCESA 93.1 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 93 99234-7573

No comando: ACORDA SANTARÉM

Das às

No comando: CONEXÃO EVANGELIZAR

Das 6:OO às 8:00

No comando: CONEXÃO EVANGELIZAR

Das 7:00 às 8:00

No comando: BOM DIA PRINCESA

Das 7:00 às 9:00

No comando: NOVO TEMPO

Das 05:00 às 07:00

No comando: ALÔ COMUNIDADE

Das 08:00 às 9:00

No comando: PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Das 09:00 às 10:00

No comando: SÓ O FILÉ

Das 09:00 às 12:00

No comando: TAPAJÓS DE PRÊMIOS

Das 10:00 às 11:00

No comando: CONEXÃO GOSPEL

Das 12:00 às 13:00

No comando: PATRULHÃO 93

Das 12:00 às 13:00

No comando: CRISTO É PODER

Das 12:00 às 14:00

No comando: TEMPO DE ESPERANÇA

Das 13:00 às 14:00

No comando: BATIDÃO PAI D’ ÉGUA

Das 14:30 às 15:00

No comando: NA PRESSÃO

Das 15:00 às 17:00

No comando: CALDEIRÃO DO RISO

Das 17:00 às 19:00

No comando: VOZ DO BRASIL

Das 19:00 às 20:00

No comando: BOTECO DA PRINCESA

Das 20:00 às 0:00

No comando: CRISTO É PODER

Das 20:00 às 21:00

No comando: SAUDADE SERTANEJA

Das 20:00 às 22:00

No comando: MIX 93

Das 21:00 às 22:00

Em Oriximiná, mais de 100 estudantes mantêm aprendizado à distância

Cerca de 118 estudantes quilombolas das comunidades do Boa Vista e Alto Trombetas II, em Oriximiná, recebem kits escolares

Foto: Divulgação/MRN

O propósito de avançar na formação escolar tem motivado 118 jovens estudantes das comunidades do Boa Vista e Alto Trombetas II, localizadas no município de Oriximiná/PA. Elas conseguiram manter o calendário de aulas por meio do Projeto de Apoio à Educação Básica (PAEB) que a Mineração Rio Norte (MRN) desenvolve com as comunidades quilombolas vizinhas da empresa.

Os estudantes receberam novos kits escolares, que incluem mochila, lápis, caneta, régua, apontador, estojo, caderno e material didático. As entregas foram concluídas no final de abril no Boa Vista.

Para garantir a continuidade da aprendizagem destes jovens estudantes, o PAEB teve dinâmica remodelada para o ensino à distância. Os participantes passaram a acompanhar as aulas gravadas em pendrive e distribuídas junto a notebooks cedidos temporariamente para este período para o projeto.

“Conseguimos manter os 200 dias de aulas regulares. Nossa equipe entrega as aulas gravadas e atividades avaliativas semanalmente aos estudantes em suas comunidades. A cada semana, eles precisam devolver as tarefas realizadas. Eles também encaminham suas dúvidas por escrito para que sejam repassadas aos professores”, relata Susanne Sousa, coordenadora do ensino médio do Colégio Equipe, que desenvolve o trabalho por meio de parceria com a MRN.

Além das aulas semanais, o PAEB disponibiliza atividades de reforço e acompanhamento escolar. “Este projeto é desafiador. Monitoramos também por meio das entregas semanais que ocorrem presencialmente nos territórios. As coordenadoras e orientadoras que fazem essas visitas buscam sempre motivar os estudantes a não desistirem. Percebemos que esse suporte tem engajado eles a seguirem em frente, buscando bons resultados. E a parceria da MRN é imprescindível para que esse modelo de ensino possa funcionar da melhor forma possível”, assinala Susanne.

O projeto, coordenado pela equipe técnica de Relações Comunitárias da MRN, é realizado desde 1997, quando o público-alvo inicial eram alunos do Boa Vista. A partir de 2020, o projeto foi ampliado para atender também os moradores do Alto Trombetas II, no âmbito do Acordo Teófilo e Cipó. No Boa Vista, o projeto atende os alunos do ensino fundamental II e médio e, no território do Alto Trombetas II, atende os do ensino médio. Além do kit escolar, por meio do projeto, a MRN fornece alimentação para os alunos das comunidades e, quando realizado em formato presencial, disponibiliza a logística dos transportes fluvial e terrestre das comunidades do Moura e do Boa Vista até o Colégio Equipe.

Entregas

Foram distribuídos 118 kits, viabilizados pelo PAEB no mês de abril, para estudantes do Boa Vista e para as comunidades do Território Alto Trombetas II:  Moura, Palhal, Jamari, Último Quilombo, Nova Esperança, além das comunidades ribeirinhas Ajudante e Batata.

“Para manter as aulas semanais e durante as entregas de kits, os professores seguem todos os protocolos de segurança preventiva neste momento de pandemia: distanciamento social, uso de máscara e higienização com álcool em gel. Nosso objetivo é manter a continuidade e a qualidade do ensino e contribuir para a evolução do rendimento escolar destes estudantes”, declara Sara Quaresma, analista de Relações Comunitárias da MRN.

Jonnayara Oliveira,16 anos, cursa o segundo ano do ensino médio e participa do PAEB desde o ensino fundamental-Foto: Divulgação/MRN

A estudante Jonnayra Oliveira, 16 anos, que cursa o segundo ano do ensino médio e participa do PAEB desde o ensino fundamental, comenta como o novo modelo do projeto, adotado no período da pandemia, tem facilitado a manutenção de sua formação escolar. “Esse projeto tem facilitado meus estudos, porque, em alguns lugares onde estamos não temos acesso à internet. Então, essas visitas, quando recebemos as aulas semanais, ajudam a gente a continuar estudando. A entrega do kit também ajuda em nosso ensino porque ficamos despreocupados em precisar adquirir material didático e concentramos nos estudos”, conclui a jovem da comunidade Boa Vista.

Deixe seu comentário: