
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Espaço moderno vai monitorar em tempo real o transporte público da Região Metropolitana e reforça o compromisso do governo com inovação e sustentabilidade.
A mobilidade urbana de Belém acaba de ganhar um reforço de peso. O governador Helder Barbalho apresentou, na manhã desta terça-feira (28), as instalações do Centro de Controle Operacional (CCO), um espaço moderno que será o coração do novo Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB).
Durante o evento, o chefe do Executivo Estadual também anunciou a implantação do BRT Metropolitano, um dos principais eixos estruturantes do novo modelo de mobilidade da capital paraense.
O CCO está localizado na Rodovia Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, e reunirá equipes técnicas da Agência de Regulação e Controle de Serviços do Estado (Arcon), do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), da Polícia Militar e das concessionárias responsáveis pela operação do sistema.
A central vai acompanhar em tempo real o funcionamento do BRT, com câmeras distribuídas ao longo do corredor viário, estações e terminais. O sistema permitirá o controle das partidas, chegadas, localização da frota e da bilhetagem digital, garantindo mais segurança, eficiência e conforto aos usuários.
O prédio do novo centro foi construído com conceitos sustentáveis e está em processo de certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), um reconhecimento internacional de excelência ambiental.
Entre os diferenciais estão o uso de energia solar, o reaproveitamento de água da chuva e um moderno sistema de drenagem.
A iniciativa integra as ações de modernização da infraestrutura da Região Metropolitana de Belém e se soma às obras de mobilidade previstas para a COP30, que será sediada na capital em 2025.