Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Hospital de Santarém adota método japonês para reduzir infecções na UTI
O Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), em Santarém, implantou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a ferramenta japonesa Kamishibai, metodologia visual que será utilizada como estratégia de prevenção de infecções respiratórias.
O Kamishibai consiste em um quadro com cartões que auxiliam na verificação de rotinas e práticas assistenciais. Originalmente aplicado na indústria, o método agora é adaptado ao ambiente hospitalar para monitorar e conscientizar equipes multiprofissionais, garantindo maior adesão às medidas de prevenção, especialmente contra a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV).
Antes de entrar em prática, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem passaram por treinamentos para entender a lógica e a aplicação do método no cuidado intensivo.
Com a implantação, o HMS estabelece como meta reduzir em 30% os casos de infecção respiratória na UTI no período de setembro/2025 a fevereiro/2026.
Segundo a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Sheila Mara de Oliveira, o Kamishibai traz mais visibilidade às práticas realizadas na UTI, permitindo correções rápidas e reforçando a segurança do paciente.