Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na manhã desta quinta-feira, 2 de dezembro, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) começou a receber pacientes selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para realizar o processo pré-operatório para cirurgias eletivas.
Cerca de 20 pessoas foram até a Unidade para avaliação clínica de exames e atualização de outros protocolos médicos. A média e alta complexidade de ortopedia também está em processo de implantação. Ambos as especialidades atenderão com esse perfil e começarão a realizar as cirurgias na próxima semana.
A meta é que no mês de dezembro a equipe da cirurgia geral receba 70 pacientes para procedimentos eletivos e 30 para casos de urgência e emergência de média complexidade. Já as cirurgias ortopédicas serão divididas com foco total na urgência e emergência, sendo 220 para média complexidade e 30 alta complexidade.
Segundo a diretora geral do HMS, Christiani Schwartz, toda equipe já está preparada para esse novo fluxo de atendimento, bem como, já foi realizada a reorganização dos espaços para cada etapa das operações. “Recebemos os pacientes da Semsa para avaliação da nossa equipe. Os que estiverem aptos, ou seja com as vacinas em dias, exames e ainda sem nenhuma alteração no quadro serão agendados para entrarem no centro cirúrgico a partir de segunda-feira”, disse.
O cirurgião geral, Dr. Alberto Tolentino Neto, explica que o perfil do paciente será com idade até 60 anos e aqueles que estejam com quadro estável, sem comorbidades de alta gravidade, considerando os procedimentos eletivos. “ A ideia é que esse paciente seja admitido, faça a cirurgia e em 24 horas possa receber alta médica. Sabemos que cada caso é um caso, mas esse é o perfil principal. Nós vamos receber principalmente pacientes com hérnia, vesícula, costectomia e varicocele”, afirmou.
A partir de agora esse processo pré operatório das eletivas de cirurgia geral será realizado de segunda a sexta, cada dia com pessoas diferentes.
Evandro Dias, de 44 anos, pai de 4 filhos, conta que tem hérnia há 20 anos, mas só decidiu começar o tratamento e buscar ajuda há 7 meses. “Eu fui procurar a secretaria de saúde e ontem me ligaram, graças a Deus. Achei bem adiantado o sistema e feliz que logo vou me livrar dessa doença. Eu não consigo trabalhar em uma firma, porque atrapalha. Hoje eu sou autônomo e logo estarei totalmente bem de saúde”, comemorou.
Seu Janderson de Melo também vai fazer cirurgia na hérnia, ele conta que há 2 anos sofre com doença e que por conta disso teve dificuldade em conseguir trabalho. “Eu consegui um emprego há 4 meses e agora estou com um pouco de medo de perder meu emprego, mas estou muito mais feliz que vou voltar a não sentir dor e mal-estar”, disse.
Dos 20 avaliados hoje, 8 irão passar por procedimento cirúrgico nesta segunda, na terça serão mais 8 e os 4 restantes precisam atualizar alguns exames.