Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta terça-feira(22) em comemoração aos 360 anos de Santarém, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), inaugurou uma Agência Transfusional (AT) que funcionará dentro do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo(HMS), no município de Santarém, no Oeste paraense.
O espaço vai favorecer a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A mais nova AT da hemorrede estadual realizará, mensalmente, uma média de 300 transfusões. O evento teve a presença do Prefeito Nélio Aguiar e do governador Helder Barbalho.
Ao descerrar a placa inaugural da Agência, o governador Helder Barbalho ressaltou a importância dessa contribuição para toda a região do Baixo Amazonas no fortalecimento da doação de sangue. “Estamos aqui na AT no Hospital Municipal que permitirá 300 transfusões/mês. É fundamental que cada pessoa possa dar a sua cota de colaboração: doando sangue, ajudando a salvar vidas!”.
O Hospital Municipal de Santarém, que possui 227 leitos, atende livre demanda de todos os municípios do Oeste do Pará, inclusive, Urgência/Emergência. Tendo em vista a importância da assistência da Unidade Hospitalar, a AT realizará uma média mensal de 300 transfusões, agilizando o atendimento da demanda da rede hospitalar da região.
A nova Agência Transfusional será abastecida pelo Hemocentro Regional de Santarém, que está sob a gerência Técnica do administrador, Joaquim Azevedo. E conta com equipamentos de ponta, entre eles câmara de conservação de concentrado de hemácias, freezer – 30°, centrifuga de bancadas, selador de bolsas de sangue e banho maria.
De acordo com o responsável Técnico do Hemocentro Regional Santarém, o administrador Joaquim Azevedo, com a entrega da AT do Hospital Municipal, agora são 12 Agências na região.
Serviços ofertados pela AT
O serviço da AT é uma cooperação Técnica entre a Fundação Hemopa e a prefeitura de Santarém. A unidade vai realizar exames imuno hematológicos dos receptores, incluindo prova de compatibilidade, tipagem ABO-Rh, pesquisas de anticorpos irregulares, controle de qualidade dos reagentes e metodologia, todos executados pela técnica em gel, retipagem dos hemocomponentes transfundidos, aliquotagem de bolsas para atendimento de recém nascidos e pediatria, ato transfusional de hemocomponentes autólogos, com assistência médica e equipe multidisciplinar qualificada e com funcionamento 24h.