Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Levantamento mostra que quase um terço da população ainda não tem opinião formada sobre o novo pontífice. Entre católicos, aprovação chega a 54%.
Uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos-Ipec aponta que 38% dos brasileiros avaliam como ótimo ou bom o início do pontificado do papa Leão XIV, que completa 100 dias neste sábado (16). O levantamento, feito entre os dias 3 e 8 de julho de 2025, entrevistou 2 mil pessoas em 131 municípios do país.
Do total, 14% avaliaram o papado como ótimo e 24% como bom. Outros 28% consideraram regular e apenas 5% avaliaram como ruim ou péssimo. Já 29% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder.
Entre os católicos, a aprovação é maior: 54% avaliaram o início do papado de forma positiva. Entre os evangélicos, a aprovação cai para 22%, e o número dos que não opinaram sobe para 41%.
O estudo também revela que 45% dos brasileiros acreditam que Leão XIV segue a mesma linha de seu antecessor, o papa Francisco, que faleceu em abril. Além disso, metade dos entrevistados acredita que o novo pontífice pode contribuir muito para melhorar a imagem da Igreja Católica, expectativa ainda maior entre os católicos (62%).
Segundo a pesquisa, há também percepção de que o papa demonstra atenção a pautas como justiça social, meio ambiente e paz. Para 57% dos brasileiros, ele dá muita ou alguma importância a esses temas.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.