
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A Justiça de São Paulo reduziu a pena do ex-jogador Robinho, que cumpre prisão na Penitenciária II de Tremembé (SP), conhecida como o presídio dos famosos. O abatimento de 69 dias da pena foi concedido após o ex-atleta realizar 11 cursos profissionalizantes e ler cinco livros durante o período de detenção.
De acordo com a decisão, publicada no fim de outubro, Robinho teve 49 dias remidos por estudos e 20 dias por leituras. O juiz responsável considerou a comprovação das atividades educacionais, que totalizaram 464 horas de estudo do Ensino Médio, além de cursos oferecidos dentro da unidade prisional.
A medida segue a Resolução nº 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que autoriza a redução da pena por leitura e estudo. Para cada livro lido e analisado, o preso pode ter quatro dias descontados da pena.
No início deste ano, Robinho já havia solicitado diminuição do tempo de prisão após concluir o curso de Eletrônica Básica, Rádio e TV. Segundo a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), responsável pelos cursos, o objetivo das oficinas é promover reintegração social e geração de renda para os detentos.
O ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo, crime ocorrido em 2013, na Itália. A pena foi transferida para o sistema prisional brasileiro e homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2024.
Robinho está preso desde março de 2024, divide cela com outro detento e deve permanecer em regime fechado até, pelo menos, 2027, quando poderá pedir progressão de regime. Recentemente, a defesa pediu sua transferência para outro presídio, mas o pedido foi negado pela Justiça.