Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um caso suspeito da Síndrome de Haff, conhecida como “doença da urina preta” é investigado em Santarém, no oeste do Pará. De acordo com informações o paciente Valdir Rufino dos Santos , 55 anos, passou mal após ter consumido o peixe da espécie pacu que ele comprou na quinta-feira(9), na Orla de Santarém.
Ele foi internado no Hospital Municipal na sexta (10), com dores e dormências nas pernas, na nuca, no estômago, muita dor de cabeça, apresentando dificuldades de se movimentar.
Além desse caso, outro paciente com sintomas da doença da urina preta está internado no Hospital Municipal, e um terceiro após melhora do quadro clínico recebeu alta médica.
O município tem um óbito suspeito da doença, que ocorreu no HMS,trata-se no mototaxista Genivaldo Cardoso, 55 anos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), uma nota foi emitida com orientações para que casos suspeitos sejam notificados.
Devido aos casos suspeitos , a Prefeitura Municipal de Santarém, publicou na sexta-feira (10) um decreto que proíbe a comercialização de peixes das espécies tambaqui, pirapitinga e pacu vindas do estado do Amazonas. A proibição da venda entrou em vigor neste sábado (11).