Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ministério Público Eleitoral e TRE-PA promovem Semana da Acessibilidade - PRINCESA 93.1 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 93 99234-7573

No comando: ACORDA SANTARÉM

Das às

No comando: CONEXÃO EVANGELIZAR

Das 6:OO às 8:00

No comando: CONEXÃO EVANGELIZAR

Das 7:00 às 8:00

No comando: BOM DIA PRINCESA

Das 7:00 às 9:00

No comando: NOVO TEMPO

Das 05:00 às 07:00

No comando: ALÔ COMUNIDADE

Das 08:00 às 9:00

No comando: PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Das 09:00 às 10:00

No comando: SÓ O FILÉ

Das 09:00 às 12:00

No comando: TAPAJÓS DE PRÊMIOS

Das 10:00 às 11:00

No comando: CONEXÃO GOSPEL

Das 12:00 às 13:00

No comando: PATRULHÃO 93

Das 12:00 às 13:00

No comando: CRISTO É PODER

Das 12:00 às 14:00

No comando: TEMPO DE ESPERANÇA

Das 13:00 às 14:00

No comando: BATIDÃO PAI D’ ÉGUA

Das 14:30 às 15:00

No comando: NA PRESSÃO

Das 15:00 às 17:00

No comando: CALDEIRÃO DO RISO

Das 17:00 às 19:00

No comando: VOZ DO BRASIL

Das 19:00 às 20:00

No comando: BOTECO DA PRINCESA

Das 20:00 às 0:00

No comando: CRISTO É PODER

Das 20:00 às 21:00

No comando: SAUDADE SERTANEJA

Das 20:00 às 22:00

No comando: MIX 93

Das 21:00 às 22:00

Ministério Público Eleitoral e TRE-PA promovem Semana da Acessibilidade

Um dos objetivos é divulgar o direito de requerer a transferência do local de votação para uma seção com acessibilidade

Foto: Ascom TRE-PA

 

Garantir o direito ao voto a todas as eleitoras e eleitores é um dos principais objetivos da Semana da Acessibilidade, com programação entre os dias 14 e 18 de março, em Belém, Marabá e Santarém, no oeste paraense.

O evento é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará e Ministério Público Federal (MPF) que busca promover a informação sobre o tema, tendo como foco as pessoas com deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial).

A eleitora ou o eleitor que se enquadra na condição de pessoa com deficiência, inclusive aquelas que não são perceptíveis, tem o direito de requerer a transferência do local de votação para uma seção com acessibilidade que possa atender melhor às suas necessidades, como uma seção instalada em local com rampas e/ou elevadores, se for o caso. “Mas para isso, é preciso procurar o cartório eleitoral para informar essa condição e isso deve ser feito até o dia 4 de maio”, destacou a chefe do Núcleo Socioambiental de Acessibilidade e Inclusão do TRE do Pará, Elen Ivo.

É justamente para chamar a atenção sobre essa questão que foi criada a Semana da Acessibilidade. “Queremos promover a conscientização das pessoas com deficiência acerca da temática da inclusão e acessibilidade e, dessa forma, promover o direito dessas pessoas a participarem do processo eleitoral”, enfatiza.

Abertura

A abertura da Semana será em 14 de março, às 9 horas, no plenário do TRE do Pará, em Belém, e contará com a presença da presidente do tribunal, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, do procurador-geral de Justiça do Pará, César Mattar Jr., do procurador regional Eleitoral no Pará, José Augusto Torres Potiguar e do presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Pará (ADFPA), Valdir Moura.

Nesse dia será realizada uma mesa-redonda com o tema inclusão e cidadania, para reforçar a necessidade das pessoas com deficiência participarem plenamente das eleições e exercerem seu direito ao voto. A mediação será feita pela assistente social do TRE do Pará Fernanda Iracema Moura Arnaus, com a participação do presidente da comissão multidisciplinar de acessibilidade do TRE do Pará, Jackson José Sodré Ferraz, do procurador de Justiça e integrante da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid), da assessora técnica de controle externo (arquitetura) do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Pará Aíla Seguin Dias Aguiar de Oliveira e do presidente da ADFPA, Valdir Moura.

Nos dias 15, 16 e 17 de março, das 8 às 17 horas, a programação será no Núcleo de Atendimento ao Eleitor, no bairro da Pedreira. “Será uma ação social para a emissão do titulo de eleitor, além dos serviços de regularização e atualização, emissão de carteira de identidade e carteira de reservista, tudo voltado para as pessoas com deficiência”, detalhou Elen.

Marabá

A Semana da Acessibilidade ocorre também em Marabá, em 16 de março, das 8 às 12 horas, no auditório do MPPA do município.

A cerimônia de abertura contará com a presença do juiz da 23ª zona eleitoral, Manoel Antônio Silva Macedo, da promotora de Justiça Lilian Viana Freire e da professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual “Ignácio Baptista Moura” Mirian Rosa Pereira.

Haverá uma mesa-redonda com o tema “A acessibilidade como instrumento para o fortalecimento da democracia”, com mediação da chefe de cartório da 30ª zona eleitoral, Sílvia Damasceno Monteiro Rodrigues.

Santarém

Em Santarém a programação da Semana da Acessibilidade será em 18 de março, das 8  às 17 horas, no Núcleo de Atendimento ao Eleitor. Será também uma ação social em que o público-alvo, composto por pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, vai poder tirar o título de eleitor, regularizar e atualizar a situação com a Justiça Eleitoral, tirar a carteira de identidade e de reservista.

Serviço

Acompanhe a programação da Semana da Acessibilidade

De 14 a 18 de março

Locais: Belém, Marabá e Santarém

Deixe seu comentário: