Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Motoristas da prefeitura municipal de Santarém, no oeste do Pará, responsáveis pelo transporte escolar participaram nesta quinta-feira(3) de uma qualificação profissional. Cerca de 40 servidores incluindo monitores participaram da capacitação.
O curso aborda a Relação Interpessoal e Direção Defensiva no Trânsito. Segundo o instrutor da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), João Betcel, que ministrou a palestra de Direção Defensiva,os motoristas sobre aprenderam sobre educação defensiva, os procedimentos de direção, a responsabilidade, o comportamento do motorista diante dos usuários e a boa relação entre motorista, monitor e alunos.
“A grande importância de nossa palestra ‘direção defensiva e preventiva’ é preparar o motorista na direção da máquina no transporte das crianças e adolescentes para que o mesmo possa fazer um trabalho de qualidade e não se envolva em sinistros. Estamos prezando para que o motorista tenha espírito preventivo e defensivo na direção”, argumentou Betcel.
“É sempre essencial adquirir conhecimento para aumentar a nossa produtividade no trabalho e melhorar a cada dia o nosso jeito de agir no trânsito, no transporte dos nossos alunos”, disse Max Medeiros, um dos motoristas da frota.
A outra palestra ministrada foi sobre ‘relacionamento interpessoal, com Nonato Sousa, da assessoria de assuntos educacionais da Semed.
Transporte escolar em números
Atualmente, mais de 7 mil alunos utilizam o transporte escolar no município. São cerca de 2 mil alunos atendidos na frota própria envolvendo lancha e ônibus e mais de 5 mil alunos na frota terceirizada, da Rede municipal de ensino de Santarém.
A Semed conta com uma frota de 44 ônibus e 153 rotas terceirizadas. São 34 ônibus atendendo a zona rural (planalto e rios) e outros 10 para a zona urbana.Para a região de rios, a Semed dispõe de 11 lanchas grandes (30 lugares) e 15 lanchas pequenas (20 Lugares).