Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do Comando Operacional da Corporação, realizam a III Edição da Operação Fênix, desde o dia 16 do mês de agosto passado.
A experiência adquirida com as edições anteriores permite ao CBMPA maior eficiência no trabalho de redução dos pontos de queimadas no território paraense, com ações de prevenção, em especial, nos municípios de São Félix do Xingu e Novo Progresso, considerados os principais epicentros de focos de calor, nas regiões sudeste e sudoeste do estado, respectivamente.
As Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIF’s) atuaram de forma decivisa no combate a focos de calor que poderiam evoluir para incêndios, na última semana de agosto, no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira; e também no extremo sudoeste paraense, no município de Jacareacanga.
Num balanço da Operação Fênix, foram realizadas, em agosto, 455 ações preventivas e combatidos 908 pontos de incêndios florestais. Os dados são Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Neste mês de agosto, houve o registro de 7.853 focos de calor; em 2019, foram 10.185 focos; em 2020, 10.865. Comparando os três últimos anos, os Bombeiros apontam redução de mais de 3 mil focos, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).