Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foi confirmado nesta sexta-feira(29), pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), os dois primeiros casos no estado da nova variante brasileira do coronavírus identificada no Amazonas. Segundo especialistas, a nova variante pode ter maior potencial de transmissão.
O Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém foi quem confirmou a presença da nova variante que foi detectada em amostras de dois pacientes que tiveram Covid-19 no município de Santarém, no oeste do estado. É a segunda vez que a variante foi confirmada fora do Amazonas. Além do Pará, em São Paulo já foram confirmados três casos da nova variante.
O governo do Pará, no entanto, não informou o estado de saúde dos pacientes. Também não há confirmação se os pacientes se infectaram pela primeira vez ou se foi um caso de reinfecção.
Nova variante tem potencial de reinfecção
Especialistas que acompanham a evolução do novo coronavírus afirmam que a variante chamada de P.1, identificada em Manaus no começo do ano, tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a Covid-19. Entretanto, a análise exige cautela e os pesquisadores aguardam estudos conclusivos.
A imunologista Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical-USP, participou de um artigo internacional sobre o “ressurgimento” da Covid-19 em Manaus, publicado na revista científica “The Lancet”.
Nesta sexta(29), o Pará registrou recorde de mortes
O Pará registrou, mais 40 mortes provocadas pela covid-19, além de 1.519 novos casos da doença. Agora, o estado chega a 328.800 casos e 7.618 óbitos.
De acordo com Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), foram registrados 117 novos casos e 11 óbitos nos últimos sete dias, além de 1.402 casos e 29 óbitos ocorridos em dias anteriores.
O Pará possui, até então, 307.390 recuperados, 51.874 casos descartados e 1.529 casos em análise.
Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem 53% dos leitos clínicos e 82% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.
Governo decreta novas medidas de restrição
ara desacelerar o contágio da da Covid-19 no Pará, o governo do Estado anunciou na última quinta-feira (28) um decreto com novas medidas restritivas. O documento cancelou os pontos facultativos durante o carnaval, limitou venda de bebidas alcoólicas e fechou praias em todo o estado.
O decreto também alterou para laranja (risco médio) a classificação de risco de todo o estado. O governo já havia alterado a classificação da região do Baixo Amazonas para vermelho, que fica na divisa entre os estado do Pará e Amazonas.
Fica estabelecido segundo o decreto: