
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O desempenho digital dos clubes brasileiros em dezembro trouxe movimentos importantes entre os times paraenses. Mesmo em um mês marcado por retração geral nas plataformas, Paysandu e Remo apareceram entre os destaques do país em acessos e engajamento.
No acumulado das principais redes – Facebook, Instagram, X, YouTube e TikTok – o Paysandu mantém a liderança regional e soma 2,2 milhões de seguidores, posição que reforça a força digital do clube. Mesmo após uma campanha difícil na Série B de 2025, o Papão segue com grande volume especialmente no TikTok e no X, onde supera o rival com folga.
Já o Remo vive outro tipo de protagonismo: o clube registrou o segundo maior crescimento em novos seguidores no Brasil durante novembro, impulsionado pelo acesso à Série A após 31 anos. Segundo o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, do IBOPE Repucom, foram mais de 200 mil novas inscrições, ficando atrás apenas do Flamengo.
O Instagram respondeu por 162 mil dessas adesões, colocando o clube azulino na 23ª posição geral entre as equipes mais seguidas do país.
Apesar do salto de alguns poucos clubes, o cenário geral foi de queda. O levantamento mostra que as 50 equipes analisadas perderam juntas 4,3 milhões de inscrições, o pior resultado já registrado. Só o X teve queda de 7,2 milhões de contas durante dezembro devido à remoção de perfis inativos.
O Flamengo, líder absoluto, mesmo após perder 663 mil contas no X, fechou o mês com 574 mil novos seguidores. O clube ultrapassou 24 milhões no Instagram e chegou a 65 milhões no total de plataformas.
Nesse cenário de contrastes, os dois maiores clubes do Pará reforçaram posições importantes. O Paysandu reafirma a liderança na região Norte em números absolutos, enquanto o Remo se consolida como um dos clubes que mais crescem digitalmente no Brasil.