Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Neste domingo (20), será aplicada a prova do concurso para admissão ao Curso de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar do Pará 2021, certame interno da PMPA que disponibiliza 110 vagas para os quadros de Oficiais de Administração e Oficiais Especialistas. As provas serão em Belém, Marabá e Santarém, sob a organização da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e acompanhamento do Departamento-Geral de Educação e Cultura da Polícia Militar.
Estão habilitados ao certame, os policiais militares nas graduações de sargento e subtenente, que obedeçam às demais exigências previstas no respectivo edital. Após a prova objetiva e discursiva, o candidato aprovado deve passar, ainda, pelo exame psicotécnico, avaliação de saúde e Teste de Adaptação Física (TAF), fases após as quais ele poderá ingressar no Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) a ser realizado em 12 meses na Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura”, em Marituba, Região Metropolitana de Belém.
Das 110 vagas disponíveis, 98 são reservadas ao Quadro de Oficiais de Administração (QOA), que vão exercer atividades dentro e fora das unidades policiais por todo o estado. A função de oficial de dia, por exemplo, foi incluída pela Lei 9.387, que trouxe a oportunidade de que os futuros tenentes concluintes do CHO desempenhem, também, atividades operacionais. As outras 12 vagas serão distribuídas para o Quadro de Oficiais Especialistas (QOE), nove para atuação no Corpo Militar de Saúde (CMS) e três para a Banda de Música e Sinfônica da PMPA.
O concurso para a habilitação ao CHO é bastante aguardado entre as praças da PM, e não era ofertado pela instituição há 5 anos. “É uma oportunidade ímpar. Ficamos muito felizes de poder dar essa oportunidade, que durante muito tempo foi negada para a nossa tropa. É uma realidade que demonstra o interesse do Governo do Estado e da Polícia Militar em valorizar o seu material humano”, destaca o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.
Ainda de acordo com o comandante, o fato de os futuros tenentes já serem policiais militares é um diferencial importante para a Polícia Militar. “É um curso que aproveita a experiência que cada um adquiriu durante anos na corporação. Com as aulas práticas e teóricas, que serão ministradas pelos instrutores no curso, esperamos ter uma tropa ainda mais qualificada, com um número significativo de oficiais para fazer frente aos desafios por todo o Pará”, acrescentou o coronel.
A previsão do Comando da PM é de que o CHO inicie em julho de 2022 e seja concluído em junho de 2023. Os formandos serão promovidos ao posto de 2º tenente e podem chegar até o de capitão. “Esperamos que os futuros tenentes aproveitem a oportunidade de ingressar no oficialato da corporação, trazendo essa experiência profissional para as atividades administrativas e operacionais. Temos uma gama de funções preenchidas pelos novos oficiais. Sucesso a todos os praças que irão fazer a prova e que os melhores sejam classificados para o nosso próximo CHO”, conclui o comandante-geral da PM.