Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, voltou a declarar em coletiva de imprensa que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 será realizada, sem alterações, em Belém (PA). A afirmação veio em meio a críticas de países que consideram abusivos os preços da hospedagem na cidade durante o evento.
“Vou deixar bem claro: a COP vai ser em Belém, o encontro de chefes de Estado vai ser em Belém, e não há nenhum plano B”, afirmou Corrêa do Lago em coletiva de imprensa.
Em junho, a presidência brasileira da COP lançou uma plataforma oficial para garantir hospedagens a preços acessíveis às delegações com menor orçamento. Os valores, que chegam a US$ 220 por noite, estão bem abaixo das tarifas comerciais que, em alguns casos, ultrapassam os US$ 1.000.
Mesmo com o esforço para conter os preços, o embaixador denunciou o que chamou de “abusos” praticados por hotéis da cidade. Delegações de diferentes países relataram dificuldades para garantir estadia a preços viáveis, e até chegaram a sugerir uma mudança de sede — possibilidade já descartada pelo governo brasileiro.
A estimativa é de que a COP30 receba cerca de 50 mil pessoas em Belém. Segundo o Ministério do Turismo, a capital paraense possui mais de 53 mil leitos disponíveis, incluindo alternativas como cruzeiros, escolas, motéis adaptados e ferries, conforme anunciado anteriormente.
Com essa declaração, o governo brasileiro reafirma o compromisso com a realização do evento em território amazônico, destacando o papel simbólico e estratégico da cidade-sede na pauta ambiental.