
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

As festividades em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, já começaram e prometem movimentar a cidade com uma extensa programação religiosa, cultural e esportiva. Entre as atrações deste fim de semana estão dois eventos tradicionais que unem fé, esporte e devoção: a Ciclo Romaria e a Remaria.
Presentes na programação desde 2016, as duas atividades simbolizam o amor dos fiéis à Maria por meio da prática esportiva, reunindo ciclistas e canoeiros em uma jornada de fé e celebração.
A Ciclo Romaria acontece neste sábado, dia 8 de novembro, com concentração marcada para as 17h, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cambuquira.
A saída será às 17h30, com destino à Igreja de Santa Rita de Cássia, no bairro Floresta.
A Diretoria da Festa orienta que todos os participantes utilizem os kits de segurança e equipamentos de proteção, reforçando o caráter de devoção e também de responsabilidade durante o percurso.
Já a Remaria, uma das expressões mais belas da fé ribeirinha, também integra o calendário da festa. A edição de 2025 repete o percurso do ano anterior, com saída de Itaituba e chegada a Santarém, percorrendo cerca de 272 quilômetros pelos rios Tapajós e Amazonas.
Segundo Jackson Miranda, da Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (Ascae), a peregrinação é inspirada na viagem de Maria para visitar sua prima Isabel, simbolizando o encontro entre fé, amor e missão:
–Nós iremos peregrinar de Itaituba até Santarém levando a mensagem do encontro de Jesus com a humanidade, através da visita de Nossa Senhora, Mãe de Jesus e Nossa Mãe, com sua prima Isabel, Mãe de João Batista, destacou Jackson.
Durante o trajeto, os participantes passam por diversas comunidades ribeirinhas, como Miritituba, Aramanaí e outros distritos, levando devoção e a mensagem de paz por onde passam.
A Remaria e a Ciclo Romaria reforçam o espírito de união da Festa da Conceição, integrando fé, cultura e esporte em um mesmo propósito: celebrar a padroeira de Santarém com alegria, movimento e espiritualidade.