
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Na última quinta-feira, o Colégio Dom Amando, em Santarém, foi palco de uma manhã de aprendizado, diversão e sustentabilidade. A cidade recebeu a Blitz da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que trouxe gincanas educativas e interativas voltadas ao uso consciente da energia elétrica.
Ao todo, 482 estudantes e 20 educadores de 15 escolas já estão cadastrados para participar da competição no município.
Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e coordenada pelo Instituto Abradee, a ONEE é considerada uma das maiores iniciativas de educação em eficiência energética do Brasil. No Pará, a ação tem o apoio da Equatorial, que reforça sua missão de aproximar estudantes, professores e comunidades da importância do consumo sustentável de energia.
Durante as atividades, os jovens foram incentivados a refletir sobre como pequenas mudanças no dia a dia podem gerar grandes impactos. Eles também receberam o desafio de compartilhar o conhecimento adquirido com familiares, amigos e vizinhos, criando uma rede de boas práticas sustentáveis.
Para Pricila Hinvaitt, responsável pela área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, o papel das escolas é fundamental:
–Estamos mobilizando instituições de ensino em todas as regiões do estado. Falar de sustentabilidade e meio ambiente é importante para todos nós, especialmente por vivermos na Amazônia. Temos certeza que os jovens serão multiplicadores dessas informações em casa, nos grupos de amigos e em outros espaços sociais.
As ações em Santarém fazem parte da mobilização para a edição de 2025 da ONEE, que pretende alcançar meio milhão de estudantes em todo o Brasil. O projeto inclui capacitação de professores, desafios gamificados e provas objetivas sobre eficiência energética, sustentabilidade e impactos ambientais.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 30 de setembro, pelo site www.onee.org.br. Os participantes com melhor desempenho receberão medalhas e prêmios, incluindo notebooks. Além disso, os medalhistas da edição de 2025 terão acesso direto à segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026.
A grande final da ONEE será realizada em 6 de novembro de 2025, em Brasília (DF), com a cerimônia nacional de premiação.