Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mais um caso suspeito da Síndrome de Haff , conhecida ‘doença da urina preta’, foi notificado em Santarém , no oeste do Pará, o caso está sendo investigado pela equipe de vigilância epidemiológica do município. Este é o quinto caso suspeito, trata-se de uma jovem de 24 anos que passou mal em casa, foi atendida no hospital municipal.
De acordo com informações, a mulher deu entrada na unidade hospitalar por volta das 8h de segunda-feira (20) apresentando dores nas articulações. A jovem teria consumido um peixe da espécie pacu, pescado no Lago do Mapiri, na noite de domingo (19).
Foram coletadas amostras de sangue e urina e encaminhadas para análise. Após os atendimentos ela recebeu alta médica nesta terça-feira (21).
“Tivemos mais um caso suspeito da doença. A equipe de vigilância epidemiológica já está investigando esta situação a fundo. A paciente foi hidratada, medicada e recebeu alta. As amostras coletadas devem ser entregues ao laboratório, e vamos aguardar o resultado”, disse o chefe do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde, Marcelino Xavier.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que foi notificada e está investigando, no momento, dez casos suspeitos da Síndrome de Haff, sendo três casos em Belém, cinco em Santarém, um em Trairão e um em Almeirim.
Os exames sanguíneos e de urina dos casos suspeitos foram encaminhados, por meio do Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), para laboratório de referência e não há ainda previsão de resultado.