Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A cobertura vacinal contra a poliomielite atingiu até esta quarta-feira(26), a porcentagem de 66,26% de crianças de Santarém. A campanha visa evitar a paralisia infantil e segue até o dia 31 de outubro.
A campanha contra poliomielite teve início no dia 8 de agosto e foi prorrogada três vezes. Em Santarém, até o dia 21 de setembro, 6.244 crianças foram imunizadas, isto é, apenas 15% do público-alvo. No mês de outubro, a procura pela vacina quadruplicou no município e atingiu 66,26%, com 14.397 doses administradas.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), possui cerca de 3 mil doses distribuídas nas unidades e 2.500 doses na Rede de Frio, quantidade suficiente para atingir a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PIN).
A poliomielite é uma doença infecciosa grave que causa paralisia permanente em determinados músculos. As sequelas da doença não têm cura e estão relacionadas ao comprometimento do sistema nervoso. A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença.
O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989, mas a diminuição nos índices de vacinação pode acarretar a volta da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma queda progressiva das coberturas vacinais é detectada desde 2015, quando os índices chegaram a 98,3%. Desde 2017, a meta de 95% da cobertura vacinal da poliomielite em crianças menores de 1 ano de idade não é atingida. Em 2021, a cobertura chegou a 69,99%.