Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Foi realizado nesta segunda-feira(14) o lançamento da série documental “Cumbuca de Saberes”, produzida com o objetivo de discutir e divulgar as produções técnicas, científicas e culturais da região Oeste do Pará. O trabalho é uma iniciativa do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Oeste do Pará, realizado em parceria com a produtora Formiga de Fogo Filmes.
Sob a coordenação dos servidores da Ufopa Keiliane Bandeira e Mayco Chaves, o objetivo do projeto é refletir sobre a diversidade intelectual produzida dentro da universidade. A ideia é conseguir construir um canal que mostre a diversidade da produção intelectual, focando na pluralidade de pessoas e de pensamentos críticos científicos.
Para marcar o lançamento, foi realizado um bate-papo, às 18h, em forma de live na rede social Instagram, no perfil @sibiufopa. Com a participação de Beatriz Moura, Luane Fróis e Alice Soares, que participaram do primeiro episódio da série.
O primeiro episódio da série documental “Cumbuca de Saberes” faz referência ao mês da mulher, abordando a produção intelectual de mulheres negras e a presença dessa produção nas bibliotecas. Com o título “Mulheres negras no acervo da Biblioteca”, o episódio possui duração de onze minutos e traz três reflexões de alunas e professoras sobre o tema.
Sobre o nome da série
Cumbuca, no dicionário papa-xibé, é um vaso feito de cabaça destinado a conter água e outros líquidos. Como metáfora, o nome “Cumbuca de saberes” para a série se destina a abrigar, movimentar e divulgar o pensamento crítico e a produção intelectual do povo local, a partir da apropriação dos conhecimentos acadêmicos, sem deixar de beber da água do conhecimento tradicional.
Os episódios da série serão publicados nos canais do Sibi/Ufopa no YouTube e no Instagram.