Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em sua 6ª edição, foi lançado na manhã desta segunda-feira(2) na Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste paraense, o Movimento Maio Amarelo, que este ano tem como tema:“Juntos salvamos vidas”. A campanha nacional convida os cidadãos a terem cuidados com as pessoas no trânsito.
Durante o evento da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), instituições públicas e privadas abraçaram a causa.
A campanha, instituída oficialmente no calendário do município, chega a sua sexta edição. Desta vez, os organizadores do movimento pretendem conscientizar motoristas e pedestres de que não colocar outras pessoas em risco é também uma maneira de salvar vidas e evitar acidentes e lesões nas estradas e ruas brasileiras.
A SMT conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Polícias Civil e Militar, Serviço Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e outras instituições públicas e privadas.
“Em 2020 e 2021 não tivemos o Movimento sendo realizado de forma presencial, por conta da pandemia, mas retornamos este ano. Durante todo o mês teremos muitas ações, em escolas, órgãos públicos e privados, levando a mensagem que o Movimento traz esse ano. O objetivo é realmente esse, juntos reduzirmos os índices de acidentes no trânsito.”, destacou Paulo Jesus, Secretário de Mobilidade e Trânsito.
Sobre a campanha:
O Maio Amarelo surgiu de uma iniciativa da ONU e da OMS que definiram o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, maio tornou-se referência mundial para a realização de ações de conscientização de trânsito e o amarelo passou a ser utilizado pela simbologia da atenção, pois sinaliza advertência no trânsito. O objetivo é colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito com o intuito de conscientização para redução de acidentes de trânsito.
Com mais de dez anos de mobilização mundial, o Maio Amarelo chega à sua nona edição no Brasil. Em Santarém, o Movimento acontece desde 2017. Desde então, órgãos públicos e instituições da sociedade civil organizada promovem anualmente ao longo do mês de maio uma série de atividades de conscientização por um trânsito mais seguro.