Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ufopa lança Rede de Inovação no Monitoramento da Qualidade do Ar do Oeste do Pará - PRINCESA 93.1 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 93 99234-7573

No comando: ACORDA SANTARÉM

Das às

No comando: CONEXÃO EVANGELIZAR

Das 6:OO às 8:00

No comando: CONEXÃO EVANGELIZAR

Das 7:00 às 8:00

No comando: BOM DIA PRINCESA

Das 7:00 às 9:00

No comando: NOVO TEMPO

Das 05:00 às 07:00

No comando: ALÔ COMUNIDADE

Das 08:00 às 9:00

No comando: PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Das 09:00 às 10:00

No comando: SÓ O FILÉ

Das 09:00 às 12:00

No comando: TAPAJÓS DE PRÊMIOS

Das 10:00 às 11:00

No comando: CONEXÃO GOSPEL

Das 12:00 às 13:00

No comando: PATRULHÃO 93

Das 12:00 às 13:00

No comando: CRISTO É PODER

Das 12:00 às 14:00

No comando: TEMPO DE ESPERANÇA

Das 13:00 às 14:00

No comando: BATIDÃO PAI D’ ÉGUA

Das 14:30 às 15:00

No comando: NA PRESSÃO

Das 15:00 às 17:00

No comando: CALDEIRÃO DO RISO

Das 17:00 às 19:00

No comando: VOZ DO BRASIL

Das 19:00 às 20:00

No comando: BOTECO DA PRINCESA

Das 20:00 às 0:00

No comando: CRISTO É PODER

Das 20:00 às 21:00

No comando: SAUDADE SERTANEJA

Das 20:00 às 22:00

No comando: MIX 93

Das 21:00 às 22:00

Ufopa lança Rede de Inovação no Monitoramento da Qualidade do Ar do Oeste do Pará

Iniciativa do projeto “Cuidadores do Ar”, a ação conta com a participação de alunos da Ufopa e da Escola de Ensino Técnico do Pará.

Foto: Acervo da pesquisa / UFOPA

 

 

 

O projeto integrado de pesquisa e extensão “Cuidadores do Ar”, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizou no último sábado (5) em Alter do Chão, o lançamento oficial da Rede Piloto de Inovação no Monitoramento da Qualidade do Ar na Região do Oeste do Pará, que visa a instalar em Santarém (PA) e arredores a primeira rede de monitoramento de qualidade do ar por meio da utilização de sensores de baixo custo.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Carla Gomes, docente do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa, os resultados científicos estarão atrelados à viabilização de uma rede-piloto de agentes monitores da qualidade do ar, coleta de dados atmosféricos, construção de indicadores e análise dos impactos na qualidade de vida da população de forma mais efetiva. “A nossa intenção é, de fato, ter uma rede de monitoramento da qualidade do ar, com sensores de baixo custo, onde cada casa de cada cuidador possa ter um aparelhinho que estará coletando dados de variáveis meteorológicas e ambientais, o que, para a nossa região, é extremamente importante e inédito”, explica.

A iniciativa já conta com a participação de 25 alunos bolsistas da Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) e da Ufopa, que, com o apoio de suas famílias, farão a coleta de dados de material particulado, gases tóxicos, temperatura e umidade relativa do ar durante o período de 12 meses. Os equipamentos de coleta estão sendo instalados nas residências dos estudantes, situadas nas áreas urbana e periurbana de Santarém.

“Esperamos que os produtos científicos do projeto, como artigos, trabalhos de conclusão de curso, seminários e workshops, forneçam subsídios para auxiliar os tomadores de decisão na formulação de políticas públicas, bem como contribuir com a formação de famílias santarenas, aproximando-as ao tema ‘meio ambiente’, formando cidadãos cada vez mais conscientes do seu papel para com o planeta e com a região Amazônica, por meio de pesquisa científica”, afirma a Ana Carla Gomes.

Clima 

Executado pela Ufopa, em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) de Santarém, o projeto “Cuidadores do Ar” e a Rede de Monitoramento contam ainda com a participação de docentes das duas instituições, além do apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e da Fundação de Integração da Amazônia (FIAM).

“Esse projeto mostra, com resultados reais, a importância do nosso Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, em que apostamos no investimento em grupos de pesquisa que possam desenvolver projetos integrados, que levem em consideração também o papel importante da educação básica”, afirma a reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, presente no evento.

De acordo com a reitora, os projetos integrados envolvem os pesquisadores da Universidade, alunos de graduação, de pós-graduação e da educação básica, numa pirâmide de formação muito importante: “E esse projeto especificamente – Cuidadores do Ar – mostra o sucesso dessa estrutura administrativa criada. Fico muito feliz com um projeto como esse, com o resultado e o estágio em que está agora, e vejo que vem muito mais por aí”.

Deixe seu comentário: