Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, anunciou nesta quinta-feira(17) que o uso de máscaras para circulação e realização de atividades físicas e recreativas em espaços abertos ao ar livre não será mais obrigatório. A medida consta no o Decreto Municipal Nº 421/2022.
Agora, o uso de máscaras de proteção fácial torna-se opcional em ambientes como parques, praças, feiras livres, ruas e avenidas, pátios e quadras abertas, além de áreas abertas de escolas, entre outros. A decisão foi tomada após análises técnicas do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde e da Vigilância Sanitária, órgãos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que avaliaram o cenário atual da pandemia, levando em consideração os números de casos, internações hospitalares e a cobertura vacinal da população.
Uma nota técnica emitida pelos órgãos, revela que 94,11% da população vacinável, no município, já receberam a primeira dose do imunizante contra a covid-19. Informa ainda que 74,71% já receberam as duas doses da vacina e que as internações por agravamento da doença caíram 89,8%.
“Assinei o Decreto que dispõe sobre a limitação do uso de máscaras no município. Baseado em novo levantamento de dados, apresentando baixa no número de internações e a alta cobertura vacinal, resolvemos flexibilizar o uso de máscara para circulação/atividades físicas e/ou recreativas em espaços abertos ao ar livre. Vamos continuar monitorando e acompanhando para avançamos na flexibilização futuramente”, disse o prefeito Nélio Aguiar.
O uso de máscara continua obrigatório em todos os ambientes fechados, como transporte público, comércio e escritórios, mercados e academias, cinemas, teatros, shoppings, entre outros. Isso porque devido a baixa circulação de ar e aglomeração de pessoas, há mais riscos do novo coronavírus se propagar nesses locais.