
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A nova vacina será aplicada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A imunização materna tem o objetivo de proteger o recém-nascido nos primeiros meses de vida, período em que o risco de infecções respiratórias graves é maior.
A Secretaria de Saúde do Estado informou que a distribuição das doses deve ocorrer em até 48 horas, após a conferência dos lotes. De acordo com a coordenadora estadual de imunizações, Jaíra Ataíde, a estratégia é garantir que as gestantes sejam protegidas antes do período de maior circulação do vírus.
A imunização entra para o calendário nacional após acordo de transferência de tecnologia que permitirá a produção do imunizante no Brasil nos próximos anos. Na rede privada, a vacina pode custar até R$ 1,5 mil, o que torna a oferta pelo SUS ainda mais relevante.
O VSR é responsável por até 75% dos casos de bronquiolite em crianças pequenas, além de contribuir para internações por pneumonia. Estudos mostram que a eficácia da vacinação materna é superior a 80% na prevenção de infecções graves durante os primeiros meses de vida.
A dose é única e pode ser administrada juntamente com as vacinas de gripe e covid-19. As gestantes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) quando atingirem 28 semanas para atualização da caderneta e orientação das equipes.