Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta segunda-feira(2), alunos da rede municipal de ensino iniciaram o 2º bimestre com retorno de 100% das aulas presenciais. Após dois anos de paralisações em virtude da pandemia da covid-19.
A decisão pela retomada presencial está baseada nos dados sobre a pandemia apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ao comitê que comprovaram queda significativa no número de infectados e de óbitos.
O retorno deve-se ainda aos números apontados por um questionário elaborado pela Semed, respondido por 21.936 pais de alunos, que indicou que o quantitativo de alunos a partir de 5 anos vacinados contra a covid-19 é de 61,1% contra 37,9% de não vacinados.
A Semed planeja elaborar, em parceria com a Semsa, estratégias para estimular a vacinação dos alunos acima de 05 anos com palestras e vacinação nas escolas.
Conforme Nota Técnica de Nº 02/2022 elaborada pela Semed sobre o retorno das aulas 100% presenciais, serão adotados ainda alguns protocolos de segurança como a comprovação de vacinação dos alunos, por meio da carteira vacinal, que deverá ser entregue (cópia) na secretaria da escola.
Os pais que optarem por não vacinar seus filhos deverão assinar um termo de responsabilidade assumindo assim o risco pela não vacinação.
Em caso de sintomas gripais o uso de máscaras e de álcool em gel continuará sendo exigido pela direção das escolas e o rígido protocolo sanitário implementado pela Semed desde o início do ano passado, quando o retorno das aulas deu-se de forma híbrida, continuará sendo seguido.
“Com a volta dos alunos de forma presencial o foco será na aprendizagem. Ações como Busca ativa, avaliações diagnósticas, reforço escolar, entre outras ações serão prioridade no dia a dia das escolas”, ressaltou a assessora de Ensino da Semed Jéssica Ninas.
A secretária municipal de Educação Maria José Maia comentou sobre o retorno das crianças e adolescentes às salas de aula.
“Com muita alegria retomamos o formato 100% presencial para os nossos 60 mil alunos matriculados na rede municipal. Lugar de criança é na escola. As medidas de segurança seguem valendo para que tenhamos um retorno seguro”, disse a titular da Semed.